ANO LETIVO 2021/2022


Dia mundial sem tabaco
31 de maio
Em 2022, o tema deste Dia é "Tabaco: Envenena o nosso planeta", e procura sublinhar os malefícios da cadeia de produção e consumo de produtos de tabaco e de cigarros eletrónicos, na saúde das pessoas, na pegada ambiental e na sustentabilidade do nosso planeta.
Clica sobre a figura da esquerda para visualizar o video
Dia Nacional da Luta contra a Obesidade
Os alunos do 9º ano assinalaram o Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade, celebrado a 21/05/2022, com a construção de vídeos com o intuito de sensibilizar a comunidade educativa para o problema da obesidade e das doenças associadas a esta.
Tratou-se de uma atividade promovida pelas docentes de Ciências Naturais do 9ºano, em articulação com as disciplinas de TIC, Educação Física e Matemática. O resultado dos seus trabalhos pode ser visualizado clicando nas imagens seguintes


A lavagem das mãos com água e sabão ou, em sua substituição, a higienização com solução alcoólica, constitui a medida mais importante de prevenção da transmissão das infeções. Segundo a OMS o ato de higienizar as mãos impede em 40% a incidência de novas infeções.
Além de prevenir e atenuar as infeções, o hábito de lavar as mãos fomenta a segurança de todas as pessoas com as quais se convive no dia-a-dia.
Dia Mundial da Higiene das Mãos
A 5 de maio assinala-se o Dia Mundial da Higiene das Mãos. Este dia foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o propósito de chamar a atenção para a importância da higienização das mãos.
As nossas mãos são portadoras de diversos microrganismos, sendo a grande maioria benéficos. Contudo, podem ser portadoras de bactérias e vírus causadores de doenças.
Neste dia Mundial da Higiene das Mãos convidam-se todos os elementos da nossa comunidade escolar a promoverem a lavagem das mãos. E, não se esqueçam "um bom exemplo vale mais do que 1000 palavras".
https://www.youtube.com/watch?v=clJJOMnT0Kk
https://www.youtube.com/watch?v=w1kFwFjcJOQ
Cristina Silva

Sexo em
Paz" com estas sessões de sensibilização, dinamizadas pela Enfermeira, que se dirigiu à Escola para
esclarecer os alunos destas turmas, nos dias 29 de março e 1 de abril, com os conhecimentos
do programa de Ciências Naturais.
Numa primeira fase houve uma "caixa aberta", que passou pelas respetivas turmas, onde os alunos poderiam colocar as suas dúvidas. Posteriormente, e numa fase seguinte, a sessão de esclarecimento veio essencialmente dar resposta a questões colocadas pelos alunos.
No decorrer das várias sessões, foi notório o entusiasmo dos alunos em colocar ainda outras questões diretamente à Enfermeira.
De um modo geral, os professores que estavam a acompanhar os alunos desta atividade manifestaram agrado pelas sessões.
Sessões de sensibilização - Prevenção da Gravidez Precoce
25 de março e 1 de abril de 2022
O
Projeto de Educação para a Saúde (PES) do nosso Agrupamento realizou mais uma atividade
relacionada com a "Prevenção da Gravidez Precoce", Sessões de Sensibilização, coordenada
pela Professora Paula Mesquita. Estas, foram destinadas a todas as turmas do 9º
ano, em articulação com a disciplina de Ciências Naturais e com a Equipa de
Saúde Escolar (representada pela Enfermeira Liliana Silva). Na planificação
desta atividade, a equipa PES articulou a peça de teatro "Deixemos o
Agradecemos à Enfermeira Liliana Silva e aos Professores que acompanharam as várias turmas envolvidas e que colaboraram na logística das sessões.
A Coordenadora da Atividade: Paula Mesquita
A Coordenadora do PES: Cristina Silva



Agradecemos à Companhia de Teatro pela sua interação com as coordenadoras, à Câmara Municipal de SMA pela cedência do espaço e receção das assistentes, aos Diretores de Turma e Professores acompanhantes que colaboraram na logística e aos alunos por terem manifestado um comportamento exemplar, elogiado pela atriz Maria Paulos.
A Coordenadora da Atividade
Paula Mesquita
A Coordenadora do PES
Cristina
Silva
Durante uma hora, a atriz Maria Paulos interpretou o papel de uma conferencista que expõe factos do dia-a-dia, pertinentes, como a atitude dos pais perante o sexo, a primeira experiência sexual, a virgindade, o aborto, a menstruação e a relação com o outro sexo, entre outros.
O texto da peça transmitiu a mensagem de que se deve encarar a vida sexual como uma forma de ser feliz, praticando-a de uma maneira consciente e informada e desta forma preservar a saúde individual e coletiva. Alerta, ainda, para os riscos hoje existentes e para uma atitude de liberdade, que não exclua nunca a responsabilidade nem o prévio esclarecimento.
Teatro "Deixemos o Sexo em Paz" - 25 de março de 2022
O Projeto de Educação para a Saúde (PES) do nosso Agrupamento tem diversas atividades dirigidas à Comunidade Escolar que têm como objetivo trabalhar a saúde em diferentes vertentes: a física, a emocional e a mental. Uma dessas atividades - "Prevenção da Gravidez Precoce", coordenada pela Professora Paula Mesquita é destinada a todas as turmas do 9º ano, em articulação com a disciplina de Ciências Naturais e com a Equipa de Saúde Escolar (representada pela Enfermeira Liliana Silva). Na planificação desta atividade, a equipa PES teve conhecimento da existência da peça de teatro "Deixemos o Sexo em Paz" produzida pelo Teatro Maria Paulos. Depois de se tomar conhecimento do teor da peça, dos seus destinatários e de se verificar as criticas positivas, consideramos que as turmas de secundário também beneficiariam em assistir a esta peça de teatro, integrado na disciplina de português. Assim, convidamos o Teatro Maria Paulos a vir apresentar a sua peça aos nossos alunos de 9º ano e secundário, no dia 25 de março, no Cineteatro de Sobral de Monte Agraço.
No decorrer da peça, foi notória a recetividade por parte dos alunos pelas reações que manifestaram. De um modo geral, os professores que acompanharam os alunos manifestaram junto das coordenadoras a sua grande satisfação pelo espetáculo. Uma das evidências disso foi uma mensagem enviada pela docente Lídia Pinto que exprime o seu agrado desta forma: "... é arte, o texto dramático, o tom oralizante, o monólogo, o aparte, os assuntos da atualidade, do interesse dos alunos..., enfim, só aspetos positivos enriquecedores para os alunos e para nós também."

Os nossos alunos manifestaram a sua opinião relativamente à peça, em que como muitos outros que têm assistido à peça de norte a sul do país., também a apreciaram.
Clique na figura em cima para visualizar as suas opiniões
EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS NO ESPAÇO ESCOLAR DO CONCURSO: "Giotto és tu - juntos criamos igualdade e diversidade"
Os alunos do oitavo ano de escolaridade participaram neste concurso nacional, patrocinado pela marca de material escolar GIOTTO, e ficaram sensibilizados com o tema ("Juntos criamos igualdade e diversidade"), o que os levou a criarem trabalhos coletivos.
Gerou muito entusiasmo, pois todos os alunos puderam contribuir para o trabalho comum. Apesar de não termos ganho nenhum prémio, todas as turmas ficaram com certificados de participação.
Neste segundo período foi feita no átrio da escola a exposição dos trabalhos realizados na aula de Educação Visual, numa parceria com este nosso Projeto de Educação para a Saúde (PES).
Cuidados para evitar AVC no futuro
O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame ou trombose, é a segunda principal causa de morte no mundo. O risco da doença aumenta com a idade, mas também pode ocorrer jovens. Por isso, a prevenção é o melhor caminho para evitar os fatores de risco.
O AVC é uma lesão causada pelo rompimento ou entupimento das artérias que irrigam o cérebro. A falta de sangue pode causar danos às funções neurológicas e paralisar o paciente temporariamente. Existem dois tipos de AVC:
- Acidente vascular hemorrágico: este é o tipo mais grave e ocorre quando um vaso se rompe e causa um sangramento no cérebro, que pode ser dentro do órgão ou na região entre o crânio e o cérebro;
- Acidente vascular isquêmico: pode ocorrer quando o fluxo de sangue em uma determinada área do cérebro é interrompido pela obstrução de uma ou mais artérias.
Existem diversos fatores de risco para um AVC e alguns como o envelhecimento, histórico familiar de doença cardiovascular ou cerebrovascular e menopausa, por exemplo, são considerados não modificáveis. Por outro lado, os fatores de risco modificáveis são hábitos que podem ser alterados ao longo da vida ou doenças controladas e acompanhadas por médicos, a saber:

- Diabetes;
- Hipertensão;
- Colesterol e triglicéridos elevados;
- Tabagismo;
- Álcool em excesso;
- Stress;
- Obesidade;
- Sedentarismo;
- Apneia do sono;
- Arritmias cardíacas;
- Infarte do miocárdio.
O AVC é uma emergência grave e exige cuidados médicos imediatos. Por isso, é importante ficar atento a qualquer sintoma de início súbito, como:
- Perda súbita de força muscular;
- Dificuldade de movimentação;
- Dor de cabeça muito forte e repentina;
- Dormência na face, nos braços e pernas (geralmente em um lado do corpo);
- Tonturas;
- Perda da visão;
- Náuseas e vômitos;
- Dificuldade de fala.
Como prevenir o AVC em diferentes faixas etárias
O AVC é mais comum a partir dos 55 anos de idade, mas pode acometer pessoas de todas as faixas etárias. Por isso, é importante realizar exames de check-up para identificar os riscos de problemas cardiovasculares e o histórico familiar. Em alguns casos, o médico pode solicitar exames mais específicos e recomendar a mudança de alguns hábitos como forma de prevenção.

A doença também pode ocorrer em crianças e adolescentes, que apresentam maiores chances de recuperação. No entanto, nesta faixa etária o derrame está relacionado a outras condições, como anemia falciforme, cardiopatias congênitas e tromboembolismo, por exemplo. Nesses casos, o acompanhamento médico é fundamental para identificar os fatores de risco e prevenir a doença.
Como prevenir o AVC em diferentes faixas etárias
20 anos
Nesse momento da vida, os jovens não costumam apresentar quadros de risco e, se existirem, devem ser tratados com extremo cuidado. No entanto, é importante começar a manter uma rotina de vida saudável, com a prática regular de exercícios físicos, alimentação balanceada e sem excesso de álcool. Geralmente, é nesta faixa etária que as pessoas começam a fumar, o que deve ser evitado para prevenir não apenas o AVC, mas diversas outras doenças cardiovasculares e pulmonares.
30 anos
Aos 30 anos, as chances de ter um AVC ainda são pequenas, mas a prevenção continua fundamental. Nesse sentido, o controle do peso, alimentação saudável e exercícios físicos devem ser uma prática constante para as pessoas dessa faixa etária. É importante ressaltar que o stress e tabagismo são fatores de risco, portanto a pessoa deve ficar atenta a essas questões e parar de fumar o mais cedo possível para evitar futuros problemas de saúde.
40 anos
Nesta idade, os hábitos saudáveis devem ser mantidos e as recomendações médicas são as mesmas da faixa etária dos 30 anos. Porém, a partir desta idade, devem ser realizados check-ups e avaliações clínicas periódicas para monitorar a saúde do paciente com o objetivo de prevenir o AVC e outras condições que podem surgir.
50 anos
A partir desta faixa etária, o ideal é realizar uma avaliação médica regular de todos os fatores de risco. Se o paciente tiver doenças como diabetes ou hipertensão, por exemplo, essas condições devem ser acompanhadas e combinadas a um estilo de vida saudável.
Em qualquer idade, na observação de alguns sintomas referidos deve-se recorrer, de imediato ao hospital para evitar maior dano e favorecer a recuperação.

Educação sexual em meio escolar

Apesar de todas as provas irrefutáveis de que a educação em sexualidade abrangente beneficia as crianças e a sociedade no seu todo, observamos atualmente uma oposição renovada à disponibilização de educação em sexualidade obrigatória nas escolas. Esta resistência é frequentemente uma ilustração de uma oposição mais generalizada à plena realização dos direitos humanos de grupos específicos, em particular mulheres, pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgénero e intersexuais (LGBTI) e, em certa medida, as próprias crianças, invocando uma ameaça aos valores tradicionais e religiosos.

Quando é abrangente, a educação em sexualidade faz muito mais que informar sobre a reprodução e os riscos sanitários ligados à sexualidade.
A educação em sexualidade é na verdade indispensável para prevenir e combater os abusos sexuais contra as crianças, a violência e exploração sexuais
O direito a receber uma educação em sexualidade abrangente decorre de toda uma série de direitos protegidos, tais como o direito de viver a salvo da violência e discriminação, o direito aos mais elevados padrões de saúde mental e física possíveis e ainda o direito a receber e comunicar informação e o direito a uma educação de qualidade e inclusiva, nomeadamente a educação em matéria de direitos humanos. Num relatório de 2010 sobre a educação em sexualidade, o Relator Especial das Nações Unidas sobre o direito à educação sublinhou que "a educação em sexualidade deve ser considerada como um direito em si, devendo ser claramente associado a outros direitos, de acordo com o princípio da interdependência e indivisibilidade dos direitos humanos." A educação em sexualidade é ainda reconhecida na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas como necessária para alcançar vários dos objetivos nela previstos.
A sexualidade faz parte integrante da vida. As crianças e os jovens têm o direito de receber informação fiável, científica e abrangente neste domínio. Contudo, a educação em sexualidade nas escolas é uma questão sensível. Desde que foi pela primeira vez introduzida nos currículos escolares europeus, nos anos 70, os pais, os líderes religiosos e os responsáveis políticos discutem, muitas vezes em debates acesos o que deve ser ensinado, com que pormenor e em que idade.

Por toda a Europa, multiplicam-se as campanhas de disseminação de informações distorcidas ou enganosas sobre os currículos de educação em sexualidade existentes. Nestas campanhas, a educação em sexualidade é tida por sexualizar as crianças numa idade precoce, "propaganda a favor da homossexualidade", disseminar a "ideologia do género" e privar os pais do direito de educar os seus filhos de acordo com os seus valores e convicções. A desinformação sobre o conteúdo real do currículo é deliberadamente espalhada para assustar os pais.
A educação em sexualidade nas escolas é hoje mais necessária que nunca, pois a maioria das crianças pode obter - e obtem efetivamente - informação por outras vias, em particular através da internet e das redes sociais. Estas fontes de informação podem ser úteis e apropriadas, mas podem igualmente transmitir uma imagem deformada da sexualidade e deixar de lado alguns dos aspetos ligados aos seus direitos e à dimensão afetiva. Além disso, nos sites da internet e nas redes sociais, as crianças podem encontrar informação cientificamente inexata, por exemplo em matéria de contraceção.
Vale a pena sublinhar que a disciplina de educação em sexualidade nas escolas visa complementar, e não substituir, o que os pais possam transmitir em casa.

Ler artigo completo em:
https://www.coe.int/pt/web/commissioner/-/comprehensive-sexuality-education-protects-children-and-helps-build-a-safer-inclusive-society

A população não sabe como dar o destino às máscaras pois não tem acesso, ou conhecimento, de pontos de entrega e do destino correto e acaba-se descartando, das mesmas, de qualquer modo.
Assim deve-se, se possível, evitar todo tipo de descartável ou material de uso único não só a máscara. Deve-se evitar o copinho plástico, talher, tudo aquilo que se usa uma única vez. Porque o ciclo de vida do plástico é muito longo, um plástico vai durar de 200 a 400 anos no planeta. Não tem sentido usá-lo por 10 segundos no caso de um copo plástico ou no caso de uma máscara duas horas e depois deitar fora.

Covid-19 e meio ambiente - impacto ambiental e social das máscaras
O avanço do novo coronavírus tem deixado claras as relações entre as ações da sociedade e suas consequências, tanto na disseminação da doença quanto, na questão ambiental, ao desequilíbrio de ecossistemas.
No meio da pandemia, a máscara tornou-se uma grande aliada para evitar o contágio do novo coronavírus. Mas o Equipamento de Proteção Individual (EPI) descartável também pode gerar um aumento significativo no volume de lixo.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a máscara descartável seja trocada a cada duas horas de uso. A estimativa da Sociedade Americana de Química é que mensalmente sejam lançadas no lixo 129 bilhões de máscaras e 65 bilhões de luvas em todo o planeta.
Além dos riscos de contaminação pelo vírus da covid-19, que se mantém vivo até três dias em plásticos, o material pode causar impactos ambientais quando destinado a aterros ou à incineração, com possível emissão de poluentes no ar. O custo do descarte seguro é alto e muitas vezes o resíduo chega nos rios ou no mar, atingindo a biodiversidade.
Se possível deixe esse material para os profissionais de saúde, que têm maior necessidade e tem o cuidado de trocar e descartar adequadamente, até porque eles estão cuidam da nossa saúde.
É uma questão de hábito, responsabilidade para com os outros. Se puder use uma máscara de tecido adequado. Se uma não chegar utilize duas, simultaneamente, mas privilegie estas. Em casa lave com água bem quente e reutilize. É o comportamento que se espera de alguém consciente também para os outros materiais: não use o descartável, mas o duradouro.
Trabalhos das turmas do 8º ano de escolaridade, enviados para o concurso de criatividade "Giotto és tu - juntos criamos igualdade e diversidade".
Foi proposto aos alunos que criassem um trabalho coletivo com o tema acima mencionado.
Em parceria com a disciplina de Educação Visual, foram elaborados trabalhos com as turmas do oitavo ano, inspirados em artistas e obras de arte emblemáticas do séc. XX. Todos os trabalhos já foram entregues para concurso.
Gabinetes de Saúde Juvenil

A partir do dia 2 de novembro, o Programa Cuida-te+ reforça os Gabinetes de Saúde Juvenil com um conjunto de profissionais da área da psicologia, garantindo, assim, o atendimento gratuito, confidencial e especializado a todos/as os/as jovens, dos 12 aos 25 anos, no âmbito da Saúde Juvenil. Concretamente, estará ao acesso direto e autónomo dos/as jovens a marcação de consultas em 19 Gabinetes de Saúde Juvenil, localizados em todos os distritos do país, nas quatro áreas de intervenção do «Cuida-te +»:
- Saúde Mental/Psicológica
- Saúde Sexual/Reprodutiva
- Comportamentos Aditivos
- Alimentação/Atividade Física
O «Cuida-te +» tem como destinatários/as jovens entre os 12 e os 25 anos como população-alvo final e também a população-alvo estratégica, isto é, intermediários que tenham um papel potencialmente influenciador na promoção de comportamentos benéficos para a saúde dos/as jovens.
Os objetivos do programa são:
Abordar os determinantes da saúde, nomeadamente, o acesso aos cuidados de saúde, a literacia em saúde e estilos de vida saudável, a saúde mental, a alimentação, a atividade física e desportiva, os comportamentos aditivos e a sexualidade;
- Promover os fatores de proteção e reduzir os fatores de risco de doenças relacionadas com estilos de vida;
- Adotar uma perspetiva compreensiva face à saúde juvenil envolvendo múltiplos parceiros, nomeadamente, famílias, pares, escolas e comunidades.
Os Gabinetes de Lisboa são os seguintes:
Lisboa - Centro de Juventude de Lisboa - Rua de Moscavide, lote 71
Tel: 218 920 800
E-mail: maillisboa@ipdj.pt
Serviços disponíveis
- Saúde mental/psicológica;
- Saúde sexual e reprodutiva;
- Comportamentos aditivos;
- Alimentação e atividade física.
Lisboa - Rua Rodrigo da Fonseca, n.º55
Tel.: 210 470 000
E-mail: geral@ipdj.pt
Serviços disponíveis
- Saúde mental/psicológica;
- Saúde sexual e reprodutiva;
- Comportamentos aditivos;
- Alimentação e atividade física.

CONCURSO "GIOTTO ÉS TU, JUNTOS CRIAMOS IGUALDADE E DIVERSIDADE"

APRESENTAÇÃO DO CONCURSO DE CRIATIVIDADE 2021 "GIOTTO ÉS TU, JUNTOS CRIAMOS IGUALDADE E DIVERSIDADE"
A FILA IBERIA propõe um fantástico concurso de criatividade vinculado à figura do artista GIOTTO. O objectivo é trabalhar na escola com a turma os valores da igualdade e diversidade, vinculando-os à criatividade.
Giotto foi um artista pioneiro e inovador em todos os aspetos artísticos. Marcou um antes e depois na sua época. Pintor e arquitecto, contribuiu para a criação do Renascimento Italiano (Século XIII-XIV).
Queremos conhecer o artista Giotto que existe nos teus alunos através do concurso de Criatividade "GIOTTO ÉS TU - JUNTOS CRIAMOS IGUALDADE E DIVERSIDADE!"
Se os teus alunos frequentam a Pré-Escola, 1º , 2º ou o 3 ciclo propomos:
• Trabalhar os valores da igualdade e diversidade na escola com a turma.
• Participar no concurso com um trabalho utilizando qualquer técnica artística (desenho, pintura, colagem, modelagem, não aceitamos trabalhos com base em fotografias ou técnicas fotográficas) Todos os alunos devem participar no trabalho que represente a turma em questão.
Como professor, será o responsável e deve enviar os seguintes documentos obrigatórios para participar: • Uma fotografia com boa qualidade e com boa visibilidade do trabalho. (A qualidade da fotografia influencia a percepção do trabalho e a sua posterior avaliação.) • A autorização de inscrição da escola (assinada pelo director e pelo professor)
Tudo por ser enviado através da página web Giotto És Tu!
Todos os trabalhos enviados devem estar claramente identificados!
Os participantes vão ser divididos em 4 categorias:
No fim do concurso, a Fila Iberia selecionará 3 vencedores por categoria que vão obter um conjunto de produtos para toda a turma como prémio!
Participa!
Categoria A: Pré-escola
Categoria B: 1º Ciclo (1º, 2º, 3º, 4º)
Categoria C:
2º Ciclo (5º y 6º) Categoria D: 3º Ciclo (7º, 8º, 9º)
Bases Legais Concurso Giotto És Tu 2021 - Juntos criamos Igualdade e Diversidade - Data da Revisão 17-05-2021
Os trabalhos recebidos vão ser publicados na página "obras participantes" em www.giottoestu.pt para que possam também ser apreciadas por todos. As datas chave do concurso são as seguintes:
➢ 04/10/2021. Início da recepção dos trabalhos
➢ 17/12/2021. Data limite para recepção dos trabalhos
➢ 14/01/2022. Divulgação dos trabalhos vencedores
➢ 01/02/2022. Início do envio dos prémios
Os prémios enviam-se a partir de 01 de Fevereiro de 2022
Esperamos para ver o espírito GIOTTO brevemente em www.giottoestu.pt!
Boa sorte a todos!
A equipa FILA IBERIA.
A saúde é muito importante para vivermos bem!
Quando nos sentimos saudáveis:
Brincamos mais,
Sorrimos mais,
Conversamos com os amigos,
Estudamos melhor, ...

Sentes que alguma coisa está diferente em ti?
Tens dúvidas sobre o teu corpo ou sobre a tua saúde?
Queres aprender mais para estares saudável?
Dirige-te ao Gabinete de Apoio ao Aluno, situado na Sala AVD,
à quinta-feira entre as 13h30 e as 14h30.
O meu nome é Liliana Silva, sou enfermeira e espero lá por ti!
