Atividades 2018-2019 e 2019-2020

No âmbito do PES são desenvolvidas anualmente várias atividades pelos diversos intervenientes

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2018-2019

Campanha de Solidariedade - "Um pequeno gesto, uma grande ajuda"

Lisboa, 2018.

Em nome da coordenadora da atividade "Cabazes de Natal" e coordenadora do P.E.S., vimos por este meio agradecer a generosidade dos alunos que colaboraram na mesma. Desta atividade resultaram 43 cabazes.

Número de cabazes atribuídos por ano escolar:

5º ano -8 cabazes

6º ano -9 cabazes

7º ano - 7 cabazes

8º ano - 7 cabazes

9º ano -4 cabazes

10º ano - 5 cabazes

11º ano - 1 cabaz

12º ano - 2 cabazes


Elizabete Pereira/Alice Rocha

Participa com a entrega de alimentos até 7 de dezembro.

BENS A INCLUIR NO CABAZ DE NATAL

(lista elaborada em anos letivos anteriores)

BENS ALIMENTARES (validade alongada)

  • Bacalhau (se possível)
  • Arroz
  • Massas variadas
  • Atum
  • Salsichas
  • Feijão / grão seco ou enlatado
  • Fruta em calda
  • Azeite (garrafa de plástico)
  • Óleo
  • Vinagre
  • Sal
  • Farinha
  • Açúcar
  • Cereais
  • Bolachas/chocolates
  • Sumos

BENS DE HIGIENE PESSOAL

  • Pasta/escovas dos dentes
  • Champô
  • Sabonetes / gel de banho

NOTA: os produtos recolhidos por cada turma devem ser colocados num saco de supermercado (dos que são resistentes e custam 50 cêntimos) a adquirir pela turma ou pelo DT, para facilitar o transporte.


"Do secundário para a academia"

ATIVIDADE FÍSICA DOS 5 AOS 17 ANOS

Para os mais novos, a atividade física inclui tudo o que seja brincar, jogar jogos, fazer desporto, método de deslocação (caminhar ou de bicicleta) ou mesmo a realização de algumas tarefas domésticas. Tal sempre num contexto familiar, escolar ou comunitário, refere a OMS (Organização Mundial de Saúde) .

Tipo de atividade física:

  • Aeróbica, na grande maioria do tempo
  • Atividades que fortaleçam os músculos e os ossos, durante 3 vezes por semana, no mínimo, com intensidade vigorosa.

Tempo médio recomendado: 60 minutos de atividade física diária de intensidade moderada a vigorosa.

Benefícios do exercício físico nestas idades:

  • Desenvolvimento de tecido musculosquelético saudável (ossos, músculos e articulações)
  • Desenvolvimento de um sistema cardiovascular saudável (coração e pulmões)
  • Desenvolvimento da consciência neuromuscular (coordenação e controlo de movimentos)
  • Controlo da ansiedade e depressão
  • Auxílio no desenvolvimento social e de autoestima.


"Somos o que comemos"


Recomendações sobre nutrição

 "Cuidar para viver mais e melhor"

No dia 6 de fevereiro iremos ter uma sessão dirigida à comunidade que terá como tema principal "Cuidar para viver mais e melhor". Pretendemos abordar as principais doenças do séc. XXI, como preveni-las, e no caso de doença, como passar pela crise.

Os convidados são os que se encontram no cartaz.

Esta atividade é promovida pelas seguintes estruturas escolares: Projeto de Educação Para a Saúde; Biblioteca Escolar e Serviços de Psicologia e Orientação.


"Comemoração do dia da floresta"

21 de Março

Dia Mundial das Florestas

Caminhada no dia 22 de março de 2019, do Baleal a Peniche.

Neste ano letivo ligámos a comemoração do dia da floresta ao mar, assim em parceria com a eco-escolas vamos realizar um passeio pedestre pelas dunas do Baleal.

Da parte da tarde iremos desenvolver atividades aquáticas com a supervisão do centro de formação do oeste.
Visitaremos as formações geológicas do Baleal (rochas laminares sedimentares) da idade Jurássica que nos serão devidamente explicadas por uma docente de geologia.

Visita de estudo a Peniche

29 de março de 2019

A atividade física é uma preocupação social emergente, cada vez mais generalizada, materializada no objetivo de proteger a saúde, melhorar a aptidão física e/ou o bem-estar. Não obstante o crescente aumento da sua prática, existe ainda um longo caminho a percorrer.

Este investimento na cultura física/desportiva das novas gerações está suportado em evidência científica que demonstra uma relação direta entre a prática de exercício físico/desporto, e o desempenho escolar das crianças e adolescentes. Sabe-se hoje que os alunos com melhores índices de aptidão física, como força muscular e resistência aeróbia, obtém melhores notas tanto nas provas de leitura como nas provas de matemática. E o impacto positivo no desempenho escolar entende-se também à coordenação motora. Estudos recentes em Portugal convergem com dados internacionais que demonstram uma relação positiva entre competências de locomoção, estabilização, manipulação e performance escolar. E o mais interessante destes estudos é que esta tendência é independente do estrato económico-social dos estudantes, isto é, esta relação é positiva tanto em colégios privados como em escolas públicas.

Esta realidade deriva dos benefícios diretos para a saúde. Investigação recente demonstra que a prática regular de exercício físico combate a obesidade, previne o sedentarismo e a osteoporose, baixa a pressão arterial, e controla a glicémia e o colesterol. É importante a adoção de medidas de política de incentivo à prática regular de exercício físico não só por motivos de saúde pública, mas também por razões económico/financeiras.

Foi neste contexto que levámos, conforme previsto,  alguns dos nossos alunos numa viagem de estudo como prémio devido às suas atividades desenvolvidas no projeto eco-escolas mas, simultaneamente, tiveram um dia de contato com o mar e de desenvolvimento de atividade física. 

A atividade, inicialmente, estava prevista para dia 22 de março mas, por motivos alheios à nossa vontade, foi alterada a data para o passado dia 29 de março.

Assim, os alunos percorreram a pé, pela areia e percursos pedestres, cerca de 12 km e à tarde desenvolveram atividades náuticas.

Um dia, considerado por todos, bem passado em que desporto, atividades lúdicas e conhecimento fizeram a aliança perfeita...


"Respeito é bom e eu gosto"

As sessões no âmbito deste tema, foram realizados no início deste terceiro período, em parceria coma equipa do SPO, dirigidas aos alunos do 8º ano de escolaridade.

"Comemoração do DIA DA TERRA"

29 de abril de 2019

A Biblioteca Escolar assinalou o "Dia da Terra".

Foram realizadas palestras, envolvendo ilustres convidados que alertaram e chamaram à atenção para a história/evolução do nosso planeta e a necessidade de cuidarmos dele. 

As sessões foram dirigidas ás turmas dos 2º e 3º ciclos e do ensino secundário e decorreram, ao longo do dia 29 de abril, na sala 1 e na biblioteca da escola-sede.

Felicitamos os investigadores/cientistas que generosamente acederam ao convite que lhes foi endereçado e contribuiram com os seus conhecimentos e experiência para nos tornar mais cientes das causas e efeitos das nossas ações diretas e indiretas. 

Estas sessões serviram para melhor compreendermos os fenómenos associados à evolução e extinção de espécies.

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019-2020


CONCURSO "METE P.E.S. AO CAMINHO"

Neste novo letivo vais ter um novo desafio... 

Faz o download da app do QR-CODE e participa neste concurso feito para ti. É este código que te vai dar as pistas para conseguires resposta e poderes concorrer. 

Com essas pistas vais ao BLOG DO P.E.S. à procura do tesouro (resposta).

Podes ganhar um prémio, e deves ler com atenção o REGULAMENTO DO CONCURSO.

Regulamento do concurso

"Mete P.E.S. ao caminho"

ENQUADRAMENTO:

Este concurso decorre de 1 de novembro a 29 de maio, estando aberto à participação dos alunos do 2º, 3º ciclo e secundário.

CAPÍTULO I

OBJECTIVOS E TEMA

1.1 O concurso pretende:

a) Sensibilizar todos os participantes para a utilização do blog do projeto PES,

b) Melhorar os conhecimentos dos alunos sobre viver saudavelmente.

1.2 O tema dos desafios será sempre relacionado com educação para a saúde.

CAPÍTULO II 

CONCORRENTES

2.1 O concurso é aberto aos alunos dos 2º, 3º ciclo e secundário

2.2 Os concorrentes devem concorrer individualmente.

2.3 Cada participante só poderá dar uma resposta

CAPÍTULO III

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE ACESSO E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

3.1 A data de abertura do concurso mensal, bem como o fim do respectivo prazo será exibida no blog do PES.

3.2 Os participantes deverão enviar as respostas para o e-mail do projeto PES: PESAEJICS@gmail.com.

3.3 O concorrente deve deixar a sua identificação juntamente com a resposta escrita.

3.4 O incumprimento do ponto anterior inviabiliza a tua participação.

3.5 Findo o prazo será sorteada uma das respostas corretas como o vencedor(a) do mês

CAPÍTULO IV

JÚRI

4.1 O Júri, em cada desafio, irá presidir ao sorteio do vencedor do mês.

4.2 O Júri deste concurso tem a seguinte composição: Cristina Silva; Mª João Mexia; Sandra Venâncio.

CAPÍTULO V 

DIVULGAÇAO DOS RESULTADOS DO CONCURSO E ENTREGA DOS PRÉMIOS

5.1 Todos os meses será divulgado no Blog o vencedor (a) do mês. Além disso os concorrentes premiados serão notificados por correio eletrónico.

5.2 O prémio (a defenir) será entregue no final do ano letivo, em conjunto, a todos os vencedores mensais.

CAPÍTULO VI 

DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1 A participação neste concurso é gratuita e implica a aceitação integral do presente regulamento.

6.2 Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela equipa do PES, única entidade competente para o efeito.

6.3 Eventuais esclarecimentos devem ser solicitados diretamente `equipa do PES ou através do e-mail PESAEJICS@gmail.com


1º DESAFIO "METE P.E.S. AO CAMINHO" 

Com esta pista QR-CODE responde à seguinte questão:


Qual é o tempo médio, recomendado, de exercício físico diário?


Envia a tua resposta para o e-mail: PESAEJICS@gmail.com

Só são consideradas as respostas enviadas até 30 de novembro.

Campanha de Solidariedade - 

"Um pequeno gesto, uma grande ajuda"

BENS A INCLUIR NO CABAZ DE NATAL

 Até 13 de dezembro

(lista elaborada em anos letivos anteriores)

BENS ALIMENTARES (validade alongada)

  • Bacalhau (se possível)
  • Arroz
  • Massas variadas
  • Atum
  • Salsichas
  • Feijão / grão seco ou enlatado
  • Fruta em calda
  • Azeite (garrafa de plástico)
  • Óleo
  • Vinagre
  • Sal
  • Farinha
  • Açúcar
  • Cereais
  • Bolachas/chocolates
  • Sumos

BENS DE HIGIENE PESSOAL

  • Pasta/escovas dos dentes
  • Champô
  • Sabonetes / gel de banho

NOTA: os produtos recolhidos por cada turma devem ser colocados num saco de supermercado 

Alimentação no Natal

A alimentação na época de Natal deve ser moderada. O excesso de comidas calóricas fazem, frequentemente, parte do menu natalício.

A alimentação saudável é importante em todas as fases da vida, principalmente porque é a partir dos alimentos que obtemos os nutrientes necessários para a nossa sobrevivência.

Hidratos de carbono, lípidos, vitaminas e proteínas são os componentes necessários para obter e armazenar energia, para ser utilizada quando for necessário.

Acontece que, muitas vezes, nas comemorações natalícias, um excesso na ingestão de todos os tipos de alimentos.

Comida saborosa e com o toque especial de toda a família reunida. Tudo muito propício, mas cuidado com os excessos, que além de fazer com que após a refeição o corpo nos informe o mal que foi causado, pode ser também uma fonte de reserva energética que vai-se traduzir num aumento de peso.

Como exemplo do excesso de carnes ingeridas neste período são as gorduras sempre presentes, que podem provocar a hipertensão e a acumulação de gorduras nos vasos sanguíneos que poderão dar origem a outras doenças.

Por isso, frutas e verduras devem, sempre, fazer parte da ceia de Natal e de outras comemorações. As frutas contêm fibras, vitaminas e outros componentes que além de manter as pessoas saudáveis, auxiliam no processo digestivo. Combatem o stress, auxiliam nos cuidados com a beleza, combatem bactérias e reduzem a absorção de gorduras. 

GERAÇÃO SAUDÁVEL

FIG. 1
FIG. 1
FIG. 2
FIG. 2

Nos passados dias 6 e 7 de novembro tivemos o privilégio de acolher na nossa escola um projeto de Promoção e Educação para a Saúde Pública denominado "Geração Saudável", desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, que tem como objetivos primordiais contribuir para a promoção da saúde dos jovens nas escolas, educar e estimular a adoção de estilos de vida saudáveis, alertar para a ocorrência de possíveis patologias, dar a conhecer a importância da prevenção em saúde e integrar os diversos profissionais de saúde, estabelecendo uma colaboração mútua na educação dos jovens.

O público-alvo foram os alunos do 2º ciclo, os quais tiveram a possibilidade de ouvir falar sobre a Diabetes e de conhecer o GS.

A Diabetes pode ser de Tipo 1 (surge na infância) e de tipo 2 (ocorre habitualmente na idade adulta).

A Diabetes Tipo 2 está habitualmente associada ao excesso de peso provocado por uma má alimentação e vida sedentária. O aumento destes dois fatores nas idades mais jovens, levam a que a doença esteja a aparecer em idades cada vez mais precoces.

As pessoas com maior risco de desenvolver a Diabetes Tipo 2 são:

  • Pessoas com familiares com diabetes;
  • Pessoas com excesso de peso e obesas;
  • Pessoas muito sedentárias;
  • Mulheres que tenham tido diabetes durante a gravidez.

Os principais sintomas da Diabetes são:

  • Sede;
  • Urinar muitas vezes;
  • Cansaço;
  • Visão turva;
  • Aumento do apetite;
  • Perda de peso.

Fig. 2 - GS

Para controlar a Diabetes deve-se:

  • Ter uma alimentação equilibrada;
  • Realizar atividade física regular;
  • Tomar a medicação diariamente, se assim for necessário.

A equipa do PES espera que faças parte da "Geração Saudável":

  • Mantém-te informado!
  • Pratica desporto!
  • Faz uma alimentação saudável!
  • Sê feliz!

2º DESAFIO "METE P.E.S. AO CAMINHO" (dezembro)

Com esta pista QR-CODE responde à questão.

Qual é o quarto bem da lista?

Envia a tua resposta para o e-mail: PESAEJICS@gmail.com


Só são consideradas as respostas enviadas até 10 de janeiro de 2020

Aquecimento global

Somos atualmente "bombardeados" com notícias sobre os impactos do aquecimento global na qualidade de vida na Terra e suas causas.

Todos os orgãos de comunicação social noticiam informações sobre o tema como por exemplo o excerto do artigo seguinte:

Cruzeiros verdes

Novas regras da Organização Marítima Internacional limitam enxofre permitido no combustível em 0,5%; navios alternativos usam energia elétrica ou GNL

A indústria dos cruzeiros, muito criticada por poluir o meio ambiente, tenta lentamente se tornar mais verde com a exploração de novas tecnologias, de soluções híbridas a velas high-tech.

Os cruzeiro têm uma má reputação por sua pegada ecológica, especialmente por poluir a atmosfera. A grande maioria dos navios de cruzeiro é movida a combustível pesado, que é barato, mas cheio de substâncias tóxicas nocivas, como enxofre, nitrogênio e partículas finas, que aumentam o risco de doenças respiratórias e cardiovasculares.

Segundo ONGs europeias, 203 navios de cruzeiro na Europa emitiram mais de 10 milhões de toneladas de CO2 em 2017, o equivalente às emissões anuais de Luxemburgo e Chipre.

O estudo também demonstrou que estes navios expeliram 20 vezes mais óxido de enxofre do que 260 milhões de carros em rodovias europeias.

Embora algum progresso esteja sendo feito, tudo ainda é lento.

"Apenas uma pequena proporção das frotas está se tornando mais limpa, enquanto a indústria continua, de longe, a depender de combustíveis pesados e falha ao usar tecnologia de exaustão", reportou a ONG europeia Nabu.

Segundo as novas regras da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês), que entram em vigor em 1º de janeiro de 2020, o nível de enxofre permitido no combustível de navegação será limitado a 0,5%, exceto para navios equipados com filtros de gases de exaustão, conhecidos como "scrubbers", em comparação com os 3,5% permitidos atualmente.

Em algumas regiões, como nos Mares do Norte e Báltico, o nível máximo autorizado já é de 0,1%.

Até mesmo os "scrubbers" são controversos porque, em geral, a maioria dos estaleiros opta por um sistema aberto no qual, depois de separados os poluentes perigosos, são liberados no mar ao invés de serem estocados a bordo.

Vários países, especialmente na Europa e na Ásia, ou já baniram ou irão banir em breve os sistemas abertos em suas águas e portos.

                                                             Revista Exame - on line

Aquecimento global

- Quais as causas?

- Que consequências acarreta?
- Quais as possíveis soluções para minimizar os seus impactos?
- Que mudanças de hábitos se poderão fazer?
- Será que o mundo está preparado para mudar o seu modo de vida? Estará o Homem preparado para alterar os seus comportamentos ou abdicar dos seus pequenos "luxos conquistados" ao longo dos últimos séculos? ...por exemplo, deixar de viajar?

JÁ AGORA...Vale a pena pensar nisto...


LISTA DE ALUNOS VENCEDORES DO CONCURSO "METE PÉS AO CAMINHO"


VENCEDORES:

Mês de novembro: Mariana Rodrigues, 11ºA

Mês de dezembro/janeiro: Leandro Fernandes, 11ºA

Mês de fevereiro: Ana Rita Garrido 11ºA

3º DESAFIO "METE P.E.S. AO CAMINHO" (janeiro/fevereiro)

Com esta pista QR-CODE responde à questão.

Em que data?

Envia a tua resposta para o e-mail: PESAEJICS@gmail.com

Só são consideradas as respostas enviadas até 21 de fevereiro de 2020.

"Entre laços e nós"

Formação na Biblioteca Escolar sobre autoestima e autoconceito, 

no dia 29 janeiro 2020 (para Encarregados de Educação)

e no dia 12 de fevereiro (para diretores de turma).

"CONCURSO LOGÓTIPO"

REGULAMENTO

Regulamento

"Criação de um logótipo para o PES"

ENQUADRAMENTO:

O Concurso "Criação de um logótipo para o PES" decorre de 2 de março a 22 de maio maio, estando aberto à participação dos alunos do 3º ciclo.

CAPÍTULO I

OBJETIVOS E TEMA

1.1 O concurso pretende:

a) Motivar os participantes para a utilização do blog do PES;

b) O tema do desafio/logótipo será sempre relacionado com o projeto de educação para a saúde .

CAPÍTULO II

CONCORRENTES

2.1 O concurso é aberto aos alunos do 3º ciclo.

2.2 Os concorrentes devem concorrer individualmente.

2.3 Cada participante só poderá entregar uma proposta.

CAPÍTULO III

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE ACESSO E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

3.1 Os participantes deverão entregar as suas propostas ao docente da disciplina de educação visual. No trabalho devem indicar o seu nome completo e turma

3.2 Findo o prazo, será eleito um dos trabalhos concorrentes.

CAPÍTULO IV

JÚRI

4.1.O Júri, deste desafio, irá presidir à escolha do trabalho vencedor.

4.2.O Júri deste concurso tem a seguinte composição: Cristina Silva; Mª João Mexia; Sandra Venâncio.

CAPÍTULO V

DIVULGAÇAO DOS RESULTADOS DO CONCURSO E ENTREGA DOS PRÉMIOS

5.1. O prémio (a definir) será entregue no final do ano letivo

CAPÍTULO VI

DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1 A participação neste concurso é gratuita e implica a aceitação integral do presente Regulamento.

6.2 Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Coordenação do PES.

6.3 Eventuais esclarecimentos devem ser solicitados diretamente à docente de Educação Visual, Sandra Venâncio.

4º DESAFIO "METE P.E.S. AO CAMINHO" 

Com esta pista QR-CODE responde à seguinte questão:

Qual o principal sintoma da diabetes?

(artigo geração saudável)

Envia a tua resposta para o e-mail: PESAEJICS@gmail.com

Só são consideradas as respostas enviadas até 31 de março

Programa "Bem-estar"


O Programa "Bem-estar" é uma atividade do Projeto de Educação para a Saúde (PES) em articulação com a Biblioteca Escolar (BE) e com os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO), destinada a pessoal docente e não docente (pessoas que devido à sua profissão são sujeitas a um elevado nível de stress). Esta atividade tem como objetivo principal contribuir para o combate ao stress, promovendo o bem-estar de docentes e não docentes e o convívio entre eles num espaço diferente do escolar, incentivando a boas práticas de técnicas de descontração e relaxamento, de exercício físico e contacto com a natureza e conhecendo património natural e cultural.

Assim as 3 estruturas organizaram para o dia 26 de fevereiro uma visita ao EVOA (Espaço de Visitação e Observação de Aves), situado perto de Vila Franca de Xira, na Reserva Natural do estuário do rio Tejo. Todo o pessoal docente e não docente do Agrupamento foi convidado a participar.

Chegámos por volta das 10h e fizemos a 1ª parte do percurso de autocarro acompanhados de uma guia que nos foi falando sobre o espaço, aspectos culturais e as espécies que fomos encontrando. Dirigimo-nos ao Centro de Interpretação e recebemos binóculos e um folheto com o nome e as fotos de todas as aves existentes no EVOA (as residentes, as invernantes e as estivais).

Saímos para uma caminhada, tendo como guia o Dr. Pedro Henriques que nos deu a conhecer mais sobre o espaço envolvente e as espécies que nele habitam. Parámos em 3 estações para observação de aves.

Foi uma excelente manhã, passada no meio da natureza e em boa companhia. Todos apreciaram este encontro e esperamos repetir uma experiência semelhante no 3º período.

Agradecemos à autarquia que gentilmente nos disponibilizou o autocarro para a realização desta atividade.

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