PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2020-2021

"Locomoção Sustentável"

A má qualidade do ar devido à sua poluição está intimamente relacionada com diversas doenças respiratórias. Tendo em conta esta situação o PES aliou-se com o Eco Escolas no projeto "Locomoção Sustentável" a fim de sensibilizar os nossos alunos para as consequências nefastas na saúde da má qualidade do ar a importância de todos contribuirmos para uma boa qualidade do ar. Este projeto tinha como principais objetivos:

- conhecer a existência de atividades antrópicas que contribuem para a poluição do ar;

- determinar a evolução da qualidade do ar com base em dados da Agência Portuguesa do Ambiente;

- refletir sobre medidas que contribuem para a preservação de um índice elevado da qualidade do ar;

- conhecer as principais causas das doenças respiratórias mais comuns, com destaque para a exposição ao fumo do tabaco, a poluição do ar atmosférico e no interior das casas.

-refletir sobre a importância das regras de higiene no equilíbrio do sistema respiratório e do bem-estar geral.

Assim, o Eco Escolas desenvolveu uma atividade através da qual os alunos puderam visionar o documentário "Quando a poluição mata" seguido de algumas questões para reflexão, incluindo "O que podemos fazer para ajudar a melhorar o ar do nosso planeta?". O PES promoveu uma caminhada, procurando incentivar à deslocação a pé, e palestras com a Dra. Cristina Ribeiro Boneco, onde foram abordadas as causas e as consequências das doenças respiratórias e o que podemos fazer para as evitar.

Seguem-se algumas fotos das palestras:


A Coordenadora do PES,

Cristina Silva 

TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS RELATIVOS À ATIVIDADE "Entre Laços e Nós"

Quando se tem a autoestima baixa, pensamos que os outros são melhores, que não somos capazes... somos mais suscetíveis às observações dos outros e àquilo que pensam de nós. A autoestima baixa, além de causar sofrimento, é perigosa, sobretudo na adolescência em que se procura a identificação com o grupo em que se está inserido, havendo grande probabilidade de se anular o eu.

Daí ser tão importante o autoconceito. Sabermos olhar para dentro de nós, refletirmos sobre quem somos. Todos temos aspetos positivos que devem ser valorizados e aspetos menos bons que podem ser melhorados. Ter noção disso faz-nos ter uma autoestima equilibrada, respeitando-nos a nós mesmos e aos outros. Seremos mais felizes e teremos mais sucesso.

Refletindo sobre isto, três estruturas do nosso agrupamento uniram esforços para trabalhar estes aspetos nos nossos alunos - Projeto de Educação para a Saúde, Biblioteca Escolar e Serviço de Psicologia e Orientação.

Iniciamos este projeto no ano letivo 2019/2020 mas não o pudemos concluir devido às contingências derivadas da pandemia. Como acreditamos muito nele não desistimos e demos continuidade neste ano letivo. Primeiramente foi realizada uma palestra para pais e para Diretores de Turma, onde se fez uma reflexão sobre o significado de autoconceito e autoestima e se deu dicas para estes serem trabalhados nos diferentes contextos.

Propusemos aos Diretores de Turma trabalharem o autoconceito e a autoestima com os seus alunos e realizarem um trabalho final - redação de um texto de apresentação da turma - "Uma mensagem para Marte": "Quem somos nós?" no qual se faria a caraterização do grupo-turma / identidade coletiva.

Recebemos trabalhos muito especiais de diversas turmas. A todos os Diretores de Turma e a todos os alunos damos os parabéns pela sua participação e empenho.

A Coordenadora do PES

Cristina Silva


TEXTO DO 5ºA

Uma mensagem para Marte: quem somos nós?

Sobral de Monte Agraço, 14 de junho de 2021

- Olá amigo Marciano. Como estás? Estamos preocupados, ouvimos dizer que aí não há água, é verdade? Nós somos terráqueos e tu serás então um marciano... pelo menos para nós. Queremos apresentar-nos e ao nosso planeta Terra e também fazer-te algumas perguntas, talvez nos respondas...

Já há vários anos que temos tentado saber um pouco mais sobre ti, mas nunca conseguimos encontrar forma de falar contigo, assim escrevemos-te esta mensagem que vai num foguetão, esperamos que a encontres.

Portanto, nós vivemos no planeta Terra, no espaço sideral que está entre Vénus e Marte (é assim que chamamos ao teu planeta aqui na Terra). O nosso planeta localiza-se à frente do teu, será que o consegues ver? Provavelmente não. Mas para o ficares a conhecer um pouco melhor, as suas principais cores são o azul e o verde (azul é a água dos oceanos e o verde o solo dos continentes). Temos também o oxigénio (invisível) que permite que os seres vivos respirem.

Começamos por contar um pouco da história do nosso planeta, antigamente havia dinossauros, felizmente eles já não existem porque caiu um meteoro que aniquilou todos (esperamos que não tenham sido vocês a mandar!).

Sobre a vida aqui na Terra, existem vários animais, desde uma pequena formiga até ao megalodonte (que é como um dinossauro aquático), temos animais irracionais impressionantes, desde os mais ferozes aos mais fofinhos. Também temos plantas (carnívoras incluídas), mas não te assustes, na maior parte das vezes... está tudo controlado.

O ser humano é o único animal racional que vive em cidades cheias de tecnologia. Aqui temos internet, e usamos muitos aparelhos eletrónicos (quando falta a eletricidade é muito chato!). Temos alguns hábitos na nossa população, tais como: usar vestuário, ir à escola, trabalhar, constituir família, e vocês? Nos tempos livres, procuramos a praia, praticamos desporto e distraímo-nos com o verde da nossa natureza, também vemos filmes e séries, jogamos jogos, etc.

Ainda sobre os humanos (o nosso caso): nas últimas décadas evoluímos muito na área da tecnologia e da saúde, também já existimos há milhares de anos, temos andado a aprender e a desenvolver-nos.

Somos um planeta muito bom mas também temos aspetos negativos, como a poluição (que afeta não só os humanos como os outros seres vivos), o aquecimento global, a extinção de animais, e, mais recentemente, a pandemia de Covid 19, que é um vírus que está a contagiar muitas pessoas, já há vacinas mas ainda não descobrimos a cura e em alguns casos esta doença é fatal, esperamos que tudo passe em breve. Outra coisa que gostaríamos mesmo de mudar é a condição de vida de algumas pessoas, porque apesar de tanta evolução ainda existe pobreza no nosso planeta.

Nós moramos na Europa, Portugal, Lisboa, Sobral Monte Agraço, frequentamos o Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral, na escola fazemos muitos trabalhos, este é um deles.

Por falar na escola, nós andamos no 5.º ano, a nossa turma é o 5.º A e é fixe. A nossa turma é composta por oito meninas (Inês Santos, Inês Almeida, Inês Silva, Lara, Leonor, Margarida, Mirelly e Sara) e onze rapazes ( João Veloso, João Batista, Lucas, Martim, Pedro, Rodrigo André, Rodrigo Cardoso, Rodrigo Courela, Tiago Vital, Tiago Moreno e Rafael). Somos um grupo criativo e engraçado (temos alguns elementos muito cómicos). Por vezes somos demasiado faladores, barulhentos e até impertinentes. Passamos muito tempo juntos, nos intervalos divertimo-nos fazendo jogos (por exemplo: futepinha = futebol jogado com uma pinha) e conversando em grupos. A atividade que mais gostámos este ano foi a visita ao Forte de Alqueidão, porque saímos da sala de aula. Quanto ao futuro, gostaríamos de poder continuar juntos até ao 9.º ano e receber novos/as alunos/as na turma.

Todos gostamos da escola, apesar de às vezes não nos apetecer ir. Este ano a escola tem sido um pouco diferente por causa do vírus Covid-19, temos de usar máscaras, desinfetar as mãos quando entramos na escola e nas salas de aula e não podemos estar muito próximos... São tempos diferentes, porque não podemos conviver como antes, o distanciamento tornou estes dois últimos anos mais complicados.

Gostamos muito do bar da escola, de aprender muitas matérias e de trabalhar em grupo, temos várias disciplinas como: Inglês, Matemática, Educação Física, Ciências Naturais, nas aulas realizamos exercícios e fazemos testes.

Como já referimos, a nossa turma é constituída por 19 alunos, por vezes temos duas professoras na sala de aula, uma de apoio e outra que nos dá a matéria.

Temos muitas curiosidades acerca do vosso planeta, a primeira e mais importante é: haverá vida em Marte? Caso não haja, ninguém nos responderá... Vamos esperar para ver e depois enviamos nova mensagem.

Fica bem, responde-nos, por favor, íamos adorar conhecer-te e saber mais sobre o teu planeta.

Os alunos do 5.º A

TEXTO DO 5ºB

Sobral de Monte Agraço, 21 de junho de 2021

Queridos Alliens,

Somos um grupo de alunos do 5ºB, da Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral.

Somos humanos e vivemos no Planeta Terra, mais conhecido como ""Planeta Azul". Já nos viram do espaço?

No nosso planeta há vários países, nós vivemos em Portugal. É um pais muito bonito onde podemos ir à praia e a muitos outros sítios.

A nossa turma tem 17 alunos e todos são diferentes uns dos outros. Gostamos de brincar juntos e de jogar no telemóvel. E no vosso planeta? O que gostam de fazer?

Gostaríamos de receber uma resposta vossa para sabermos como é a vida em Marte.

Saudações terrestres

5ºB

PS: Quando vierem ao nosso planeta visitem o Sobral ! 

TEXTO DO 5ºC            

Sobral de Monte Agraço, 16 de junho de 2021

Olá Marte !

O nosso planeta (Terra), localiza-se na via láctea. Tem muito oxigénio e água, por isso torna-se fácil viver, mas há problemas: terramotos, tsunamis, muitas inundações e poluição. No verão é habitual haverem incêndios que estragam o ambiente todo. Mas há coisas muitos fixes; no inverno é quando estão graus negativos e cai geada, mais precisamente granizo e nas serras normalmente cai neve, e deslizamos em trenós, fazemos guerras de bolas de neve de bonecos neve!

Os seres vivos que existem no planeta são os humanos, os animais e as plantas.

As principais características do ser humano são: anda com os membros inferiores e não respira debaixo de água.

O que nós valorizamos mais, em nós próprios, é a capacidade de raciocinar, força e independência. O que mais nos desilude é o racismo e as pessoas contra a LGBT, pois causam muitos desentendimentos.

Nós somos alunos da escola Joaquim Inácio da Cruz Sobral, somos a turma do 5ª C, vivemos no concelho de Sobral de Monte Agraço, distrito de Lisboa, Portugal. No nosso concelho o que há de mais interessante é o Forte de Alqueidão, e o que mais apreciamos é a comida.

A nossa escola é grande, colorida, bonita e tem muitas plantas. O que mais gostamos nela é que podemos estar com os nossos amigos. O que nos desagrada mais é a escola estar velha e muitas coisas não funcionarem. Gostaríamos de substituir os computadores velhos por novos. Quando estamos na escola gostamos de brincar e estudar, e a nossa disciplina favorita é Ciências, porque é interessante.

A nossa turma é muito barulhenta, mas tem qualidades muito especiais; somos bem educados com todos e somos muito amigos.

Já aprendemos muito nas aulas, mas basicamente não sabemos metade porque as matérias são muito difíceis ao ponto do professor de ciências, ter colocado no sumário do teste, vai ser uma miséria...

Somos todos espertos, na verdade alguns são um pouco esquecidos. Todos temos muita elegância e muitas capacidades especiais, como por exemplo, o Rodrigo Bernardes conseguir falar através da mão como se fosse um telemóvel, etc...

E no vosso planeta, como são as formas de vida? Há animais racionais e irracionais como na Terra? Os marcianos têm animais domésticos?

Existem pessoas no nosso planeta que pensam que vocês são cinzentos, com olhos gigantes e dedos muito longos, é verdade?

Se nós vos chamamos extra terrestres, para vós nós somos extra marcianos? E discos voadores, é assim que se deslocam para fora de Marte?

Gostávamos, mesmo, que pudessem responder a todas estas perguntas e à nossa carta.

Era mesmo muito fixe que houvesse vida em Marte...

Adeus ou até já!!!

A turma do 5ªC

TEXTO DO 5ºD

Sobral de Monte Agraço, 24 de junho de 2021

Queridos marcianos,

Nós somos alunos do 5ºano e embora não nos conheçam,

curiosamente, interessamo-nos muito pela vida noutros planetas.

A nossa turma tem 21 alunos, é muito divertida faladora e brincalhona. Somos todos diferentes, mas somos uma espécie simpática e acolhedora.

Já ouviram falar de nós? Já nos visitaram? Já nos viram do espaço?

Jogamos, brincamos e aprendemos e vocês? Na verdade,

temos muitas teorias sobre a vida no vosso planeta... Já vos vimos

em séries, filmes e até desenhos animados, mas não sabemos,

realmente, como são. Gostaríamos de saber como é o vosso

quotidiano?

Como mantêm o vosso planeta tão limpo? Nos últimos anos,

a Terra está cada vez mais poluída, podem ajudar-nos a torná-la

num mundo mais limpo?

Esperamos que esta carta chegue ao destino e que nos enviem

a resposta.

saudações do " Planeta Azul"

alunos do 5D

PS : Avisem-nos quando chegarem ! Estamos à vossa

espera!

TEXTO e IMAGEM DA TURMA DO 5ºF

TEXTO do 6ºF

O ser humano é uma coisa extraordinária,

Uma coisa que nem consegues imaginar!

Tem braços, pernas e cabeça,

Coisas que nos fazem pensar.

Temos olhos para ver,

Mãos para escrever,

Nariz para cheirar,

E boca para saborear.

O ser humano foi criado

Para a terra cuidar!

Para o nosso bem-estar

Não a pode poluir nem estragar.

Nós somos aqueles

que gostamos de sonhar,

E todos vamos, um dia,

Ter o poder de os realizar.

A nossa turma não se pode separar

Uns mais altos, outros mais baixo.

Gostamos de ouvir música,

De jogar no telemóvel e de fazer tiktok.

Somos unidos e todos bonitos!

Um grande grupo de amigos.

Temos muitas alegrias e esperanças

Porque adoramos ser crianças!

A nossa turma é de outro planeta!

Alegre e divertida!

Mesmo tendo alguns conflitos,

É sonhadora e unida.

AUTORRETRATO DESENHADO - 8ºC

BANDEIRA: "As minhas qualidades" - 8ºC


"Dia Internacional do Sol"

3 de maio

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   1ª               2ª                3ª               4ª

Sol: Prós e Contras

O Sol é indispensável à vida na Terra. A sua luminosidade gera a alegria de viver. Os raios solares ajudam-nos a fabricar a vitamina D indispensável ao desenvolvimento ósseo. Contudo, uma exposição solar excessiva deixa de ser benéfica.

Os raios ultravioletas não são inocentes

A luz do Sol é composta de raios com comprimento de onda e energia variáveis. Uma parte dos raios solares é retida na camada de ozono. Os ultravioletas representam uma pequena parte dos raios solares e são eles que agem sobre a pele. Os raios UVB são particularmente perigosos.

Os seis Tipos de Pele

Estas indicações referem-se adultos. As crianças são mais sensíveis e como tal, devem ser protegidas devidamente.

Tipo 1 - Cabelos louros-ruivos, olhos azuis ou esverdeados, pele muito clara e extremamente sensível: com facilidade apanha escaldões. Bronzeamento muito lento. Tempo de autoproteção da pele: 5 a 10 minutos.

Tipo 2 - Cabelos louros, olhos azuis, pele clara: com facilidade fica vermelha ao sol. Bronzeia-se lentamente e com dificuldade. Tempo de autoproteção da pele: 10 a 20 minutos.

Tipo 3 - Cabelos castanhos, pele clara, olhos claros ou escuros. Bronzeia gradualmente. Por vezes, apanha escaldões. Tempo de autoproteção da pele: 20 a 30 minutos.

Tipo 4 - Cabelos castanhos ou pretos, pele morena e olhos escuros. Pele pouco sensível e bronzeia com facilidade. Tempo de autoproteção da pele: cerca de 45 minutos.

Tipo 5 - Cabelos pretos, pele escura, olhos castanhos escuros. Pele pouco sensível ao sol. Tempo de autoproteção da pele: cerca de 60 minutos.

Tipo 6 - Cabelos negros, pele e olhos negros. Pele bem adaptada ao sol. Cerca de 90 minutos ou superior.

Os sinais

As manchas pigmentadas são as manchas castanhas que aparecem na pele. Quanto mais nos expomos ao sol, mais manchas temos. Algumas, surgem por volta dos 40 anos em locais de maior exposição solar e é um processo normal de envelhecimento. Contudo, a evolução das manchas deve ser seguida com atenção.

A maior parte das manchas pigmentadas não são graves. Infelizmente algumas começam a aumentar e a proliferar para se tornarem num melanoma ou qualquer outro cancro de pele.

Não devemos deixar de consultar um médico por receio de uma má notícia, pois os cancros de pele podem ter cura se diagnosticados atempadamente.

Devemos prestar especial atenção aos sinais que aumentam ou endurecem; mudam de forma; mudam de cor ou sangram.

1ª Imagem - Benigno - sinal de aspeto normal. Contorno regular.

2ª Imagem - Duvidoso - contorno irregular com cor desigual. Talvez benigno, necessita ser observado pelo médico.

3ª Imagem - Maligno - contorno irregular, cor negra, não-uniforme. Melanoma superficial. Diâmetro superior a 10 mm. Tratar sem demora.

4ª Imagem - Maligno - melanoma nodular. Forma irregular e cor desigual. Tratar sem demora.

Como nos devemos proteger...

- Utilizar loções com protetor solar. Os protetores solares podem ajudar a prevenir o cancro de pele, especialmente os de largo espectro (filtram os raios UVB e UVA), com um fator de proteção solar (FPS) de pelo menos 30. Apesar do uso destes protetores, deve evitar a exposição prolongada ao sol.

... Junto ao mar

- Usar chapéu de abas largas e óculos de sol.

- Abrigar-nos à sombra ou sob um chapéu de sol.

- Proteger as partes do corpo mais expostas.

- Não apanhar sol nas horas mais perigosas.

- Inicialmente, usar creme de proteção com índice 50 e baixar gradualmente.

- Os lábios também devem ser protegidos.

... Na montanha

- Usar chapéu e óculos de sol.

- Proteger as partes do corpo mais expostas.

- Usar creme de proteção com índice 20 a 30 e aumentar com a altitude.

Contactos úteis:

Liga Portuguesa Contra o Cancro

Morada: Av. Columbano Bordalo Pinheiro, nº 57, 3ºF

1070-061 Lisboa

Telefone: 217 221 810/914 850 592

info@ligacontracancro.pt                                                                               Prof. Margarida Silva e Prof. Paula Mesquita

DIA MUNDIAL DA SAÚDE 

O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente a 7 de abril.

A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, na altura em que ocorreu a sua primeira assembleia. Desde 1950, que no dia 7 de abril se celebra o Dia Mundial da Saúde.

A cada ano a organização escolhe um tema central para ser debatido no Dia Mundial da Saúde, o qual passa a ser uma prioridade na agenda internacional da OMS.

O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade, além de desenvolver atividades com vista à promoção do bem-estar das populações, tal como a promoção de hábitos de vida saudáveis.

O tema do dia Dia Mundial da Saúde de 2021 é "Construindo um mundo mais justo e saudável".

A COVID-19 atingiu duramente todos os países, mas seu impacto foi mais forte nas comunidades que já enfrentam vulnerabilidade significativa, que estão mais expostas à doença, com menor probabilidade de acesso a serviços de saúde de qualidade e maior probabilidade de sofrer consequências adversas.

Como o COVID-19 destacou, algumas pessoas são capazes de viver vidas mais saudáveis ​​e têm melhor acesso aos serviços de saúde do que outras - devido às desigualdades em sua posição, status e voz na sociedade e as condições em que nascem, crescem, vivem, trabalho e idade.

Em todo o mundo, muitas pessoas lutam para sobreviver com pouca pouco dinheiro, tendo, muitas vezes, condições de vida que levam a doenças que seriam evitáveis e à morte prematura. A acrescentar a este facto, na grande generalidade destas pessoas há acesso limitado a serviços de saúde de qualidade. Isso não é apenas injusto: é evitável. Não podemos nos conformar que haja desigualdades na saúde. Todos temos de lutar para que no mundo todos tenham condições de vida e de trabalho propícias a uma boa saúde.

Prof. Cristina Silva

Netgrafia:

https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-saude/

https://www.paho.org/en/campaigns/world-health-day-2021-building-fairer-healthier-world.


Dia internacional do café - 14 de abril


A origem da data é desconhecida, mas é celebrada em diversos países em diferentes datas, tendo-se estabelecido o dia 14 de abril para a celebração internacional.

Sendo o café uma das bebidas mais consumidas no mundo é a segunda matéria prima mais comercializada em todo o mundo, a seguir ao petróleo. Em Portugal, o café(entre outros nomes) é conhecido por bica ou cimbalino, de acordo com a região onde pedimos o café.

O consumo de café pode, como muitos outros produtos alimentares, trazer benefícios e malefícios.

Aos malefícios podemos associar: Aumento da ansiedade, insónia, alterações, dependência, frequência cardíaca mais rápida...

Em relação aos benefícios para a saúde, o café tem uma ação antioxidante, atuando no combate aos radicais livres e pode diminuir os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro. O consumo moderado de café pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, Parkinson e doenças do coração. Nos últimos anos têm sido apresentadas investigações diversas que comprovam o efeito benéfico desta bebida solúvel "na sensibilidade à insulina, no caso da diabetes já instalada, na prevenção do efeito degenerativo associado à idade e, portanto, na prevenção de doenças como o Parkinson e Alzheimer.  

O poder da cafeína

Alguns estudos indicam que começamos a beber café cada vez mais cedo, no entanto essa ingestão da cafeína pode, ainda, acontecer mais precocemente do que aquilo que esses estudos indicam. Efetivamente é possível encontrá-la no leite com chocolate e nos refrigerantes, bebidas muito consumidas pela generalidade das crianças/jovens. Está, igualmente, presente em alguns suplementos, pois é ergo génica (fornece energia), é digestiva, levemente diurética e ajuda à termogénese (perda de massa gorda). Pode, por isso, ser um bom aliado para quem está a fazer dieta.

Portanto, a ingestão de cafeína, de forma leve a moderada parece proporcionar benefícios de saúde para muitas pessoas. Por outro lado, doses muito altas podem levar a efeitos colaterais que interferem na vida quotidiana e podem até causar sérios problemas de saúde.

Para obter os benefícios da cafeína sem efeitos colaterais indesejáveis seja responsável e moderado.

Higiene em tempo de pandemia

Manter a saúde evitando o surgimento de doenças, cuidar da higiene pessoal, assim como seguir uma alimentação saudável sempre foi fundamental em qualquer idade e para todos nós. A higiene pessoal é o conjunto de cuidados que todos devem ter com o corpo diariamente e é essencial para prevenção de doenças causadas por vermes, vírus, fungos e bactérias. É por meio da higiene pessoal correta que o corpo se fortalece e fica limpo e saudável.

Hábitos simples como tomar banho, lavar as mãos e escovar os dentes estão entre as principais atitudes preventivas para o bem-estar, sempre foram importantes mas nos tempos que vivemos, com uma pandemia a acontecer, revestem-se de primordial importância.

Desta forma o Serviço Nacional de saúde propõe:

Higiene pessoal

  • Higiene pessoal cuidada;
  • Unhas curtas, limpas e sem verniz;
  • Roupa de uso pessoal e objetos de adorno (anéis, pulseiras, brincos, piercings) assim como outros objetos utilizados fora do local de laboração, guardados num armário/cacifo diferente daquele que é utilizado para guardar a roupa de trabalho.
  • Lavar as mãos com frequência

Quando lavar as mãos?

Lave as mãos muitas vezes durante o dia com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, e sempre:

  • Quando chegar e quando sair do local de trabalho;
  • Antes de vestir e depois de despir a farda/vestuário de trabalho;
  • Antes de calçar as luvas e depois de retirar as luvas;
  • Antes de colocar uma máscara/viseira de proteção e depois de a retirar;
  • Antes, durante e no final de uma simples tarefa de preparação culinária, ou de limpeza ou de desinfeção;
  • Após utilizar as instalações sanitárias;
  • Após manipular sacos ou caixotes de lixo;
  • Após manipular equipamentos e utensílios que foram utilizados;
  • Após manipular alimentos crus;
  • Após efetuar limpezas, desinfeções ou manipular produtos químicos;
  • Depois de comer, fumar;
  • Depois de tossir, espirrar ou assoar o nariz;
  • Quando tocar no cabelo, nariz, boca, olhos, ouvidos ou outras partes do corpo;
  • Após tocar em objetos como dinheiro, telefone/telemóvel, caixa registadora;
  • Antes e depois de servir alimentos ou prestar cuidados, como alimentar quem pertence a grupos mais vulneráveis para a COVID-19.

Fardamento / Vestuário de trabalho

  • Deve estar limpo e em boas condições de conservação;
  • Ser adequado e de uso exclusivo nas instalações de trabalho;
  • Deve incluir proteção do cabelo (ex. touca, boné);
  • Proteção do corpo;
  • Calçado antiderrapante, fechado, confortável e lavável;
  • Avental ou vestuário de proteção, que deve ser retirado/mudado após contacto com matérias-primas ou alimentos semielaborados, sempre que vai despejar lixo e antes de manipular o produto final;
  • Luvas e máscara (sempre que necessário);
  • Armário/cacifo exclusivo para guardar a roupa de trabalho.

Atitude e comportamento

Alguns microrganismos estão presentes e desenvolvem-se em várias partes do corpo, como o cabelo, o nariz, a boca, os intestinos, a pele e as mãos. As mãos são frequentemente o instrumento que promove a ocorrência de contaminações cruzadas, ao transferirem microrganismos de alimentos crus para alimentos cozinhados, ou de superfícies sujas/contaminadas para superfícies limpas.

Para evitar estas contaminações por contacto das mãos, os manipuladores de alimentos devem:

  • Manter as mãos limpas, sem fissuras nem cortes, de modo a não facilitar o alojamento e desenvolvimento de microrganismos;
  • Organizar as tarefas da zona mais suja para a mais limpa, de forma a que nunca se cruzem alimentos, utensílios e equipamentos de diferentes fases do processamento "marcha em frente";
  • Respeitar, no espaço e/ou no tempo, as zonas individualizadas destinadas a preparação/manipulação de produtos crus e de produtos finais prontos para consumo.

Quando é recomendado o uso de luvas descartáveis?

A higiene das luvas só é garantida com a higiene das mãos, por isso as mãos devem ser lavadas corretamente antes de calçar as luvas. As luvas devem ser sempre usadas:

  • Uma única vez, para o desempenho de uma só tarefa e mudadas quando sujas, rasgadas ou transpiradas;
  • Para proteção de feridas, cortes e queimaduras;
  • Em tarefas de manipulação de alimentos prontos a serem consumidos;
  • Nunca soprar para dentro das luvas, lavar as luvas com água e sabão ou reutilizar luvas.

Após terminar a tarefa, retirar e descartar as luvas para o lixo comum e lavar corretamente as mãos com água e sabão, de acordo com as recomendações da DGS.

Comportamento pessoal

  • Promover o uso correto e adequado das máscaras naso-bucais;
  • Secar as mãos com toalhetes de papel descartáveis;
  • Limpar as bancadas, os equipamentos e os utensílios com papel industrial;
  • Não utilizar panos para secagem de loiça e utensílios;
  • Não limpar/secar as mãos aos aventais/vestuário de trabalho;
  • Não provar alimentos com a mão;
  • Recorrer ao uso de utensílios apropriados para manipular alimentos e não ao uso das mãos;
  • Não transportar loiça encostando-a ao vestuário de trabalho e/ou avental;
  • Cumprir as regras de etiqueta respiratória preconizadas pela DGS;
  • Não roer as unhas;
  • Evitar tocar com as mãos nos olhos, cabelo, boca, nariz e ouvidos. Se acontecer, lavar imediatamente as mãos;
  • Não tocar com os dedos no interior dos pratos;
  • Não pegar nos copos, taças ou chávenas pelos bordos, nem colocar os dedos no seu interior;
  • Pegar nos talheres sempre pelo cabo e não conversar enquanto manipula a loiça e os talheres limpos;
  • Não conversar quando está próximo de alimentos prontos a serem consumidos, que não estejam protegidos de contaminações ambientais;
  • Programar e organizar as tarefas com antecedência;
  • Cumprir as regras básicas de higiene estabelecidas.

Dia Nacional do Estudante                      24/03/2021

" Saúde e Bem Estar no confinamento"

No dia 18 de janeiro de 2021 as escolas fecharam novamente, a partir daí começamos, outra vez, com as aulas à distância!

Este período de estar em casa não tem sido fácil para ninguém!

Em relação às aulas em casa é muito complicado, porque tem ocorrido vários problemas técnicos que nos tem impedido de colaborar nas aulas como gostaríamos!!!, Mas para além disso o que nós gostamos mesmo é, estar nas aulas presenciais, de conviver com os nossos amigos, resmungarmos uns com os outros e abraçar-nos!

Mas nem tudo é muito mau...

Neste período de confinamento temos participado num concurso que se chama: "A Correr ou a caminhar onde iremos chegar?" e o nosso objetivo é chegar a Tóquio virtualmente e este concurso tem contribuído para o nosso bem-estar físico e das nossas emoções.

Obrigado!

(Texto elaborado por um grupo de alunas do 6º A, na aula de FPS)

Dia Mundial da Água

A escolha entre os dois tipos de água depende basicamente do nosso gosto ou de questões específicas de saúde que exijam o consumo de alguma água, em partícular, com características específicas. 

Celebra-se hoje, o dia mundial da água.

Um dilema que muitos de nós temos, diariamente, é saber qual a melhor água para consumir: da torneira ou engarrafada?

Nos últimos anos, o consumo de água engarrafada aumentou bastante em todo o mundo. Sabe-se que há zonas do mundo em que um europeu não pode beber água da torneira sob pena de sofrer fortes desarranjos gástricos e/ou intestinais. No entanto não é esse o caso de Portugal. O nosso país dispõe de uma água canalizada de qualidade. Na maior parte do nosso país, a água da torneira é perfeitamente potável e desfrutar dela é um benefício. Por isso não se compreende que Portugal seja o quarto país da Europa que mais consome água de garrafa.

Afinal qual das opções é melhor?

Ambas são igualmente saudáveis. Excetuando as zonas em que o seu consumo não é recomendado, no nosso país não existem diferenças substanciais entre água da torneira e água engarrafada.

Além da variedade das águas é importante ter em conta o fator ecológico. Neste aspeto, a água da torneira é, sem dúvidas, a elegível. As garrafas de água de plástico demoram centenas de anos a biodegradar-se e a destruição do plástico pode gerar uma grande quantidade de gases tóxicos.

As garrafas de plástico não devem ser reutilizadas. Apesar de ser um hábito bastante generalizado, se a água permanece muito tempo engarrafada a temperatura ambiente pode começar a libertar-se um composto químico prejudicial chamado bisfenol-A, que acabará por contaminar a água.

Por último, há que destacar que em caso de emergência ou desastre natural, é extremamente útil poder ter acesso a água engarrafada. Felizmente sofremos poucas catástrofes naturais mas, quando ocorrem, as redes de abastecimento de água costumam ficar afetadas e o processo de contaminação de fontes de água potável costuma ser bastante rápido.

Beba água...hidrate-se

Dia Mundial da Saúde Oral - "Esteja orgulhoso da sua boca"

Uma boca saudável evita a propagação de infeções e outras patologias associadas, sendo fundamental para a manutenção da saúde e bem-estar. Lábios cuidados, dentição completa, gengiva, ossos sãos e uma oclusão equilibrada permitem boas funções de fonação, mastigação e mímica facial. A colonização das bactérias pode ocorrer numa fase muito precoce da vida por isso a higienização oral deve ter início antes da erupção dos primeiros dentes passando para duas vezes por dia (pelo menos) após a erupção dos primeiros dentes. Para além da falta de higienização, outros hábitos nocivos para os dentes consistem em roer as unhas, sucção do polegar e/ou outros dedos, sucção da mucosa jugal (bochechas), interposição/sucção da língua e/ou lábios, uso de chucha, respiração bucal e ranger dos dentes (bruxismo). O consumo de alimentos muito doces ou muito ácidos podem também provocar danos no esmalte dos dentes. Assim, fazer uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas, minerais (cálcio, flúor, fósforo) e fibras (frutas e vegetais ajudam na limpeza mecânica dos dentes); evitando bebidas gaseificadas, doces e alimentos ricos em amido (ex. bolachas, batatas fritas), pastilhas elásticas; evitar o consumo destes alimentos fora das refeições; é essencial para a manutenção de uma boa saúde oral.

A comemoração desta efeméride é uma oportunidade para sensibilizar, motivar e estimular a manutenção da saúde oral durante a vida com os hábitos corretos de higiene oral, alimentação e vigilância adequada como fatores essenciais da prevenção e controlo da doença oral. 

Participa, valorizando e cuidando da tua boca... e enviando a tua foto! 

No dia 20 de Março comemora-se o Dia Mundial da Saúde Oral, sendo o lema da sua comemoração entre 2021 e 2023 "Tenha orgulho na sua boca". As doenças orais encontram-se entre as doenças crónicas mais comuns a nível mundial, afetando cerca de 3,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo. Existe um risco muito elevado de desenvolver algum tipo de distúrbio a nível oral, desde lesões de cárie, doenças periodontais e cancro oral.
A nível da população infantil e juvenil, as doenças orais constituem um dos principais problemas de saúde. Para as famílias, é relevante o impacto socioeconómico destes problemas devido aos elevados custo do tratamento. A cárie dentária (destruição progressiva da estrutura dentária) e a doença periodontal (destruição dos tecidos que ligam o dente ao osso) são as doenças bacterianas mais frequentes na cavidade oral.

No que respeita à higienização; a escovagem dos dentes, no mínimo 2 a 3 vezes por dia; a utilização de fio ou fita dentária e de elixires diariamente e, o uso de pastas com flúor são alguns dos principais conselhos.

Como noutras áreas da saúde, entende-se que para além de diagnóstico e tratamento adequados e precoces, uma prevenção eficaz baseada numa higienização regular e sistemática associada a um plano regular de visitas ao médico dentista e/ou ao higienista oral, bem como, uma alimentação equilibrada assumem-se determinantes no sucesso da saúde oral. 

Nos próximos 3 anos a campanha World Oral Health Day, apoiada no lema "Tenha orgulho na sua boca", pretende motivar as pessoas a valorizarem e cuidarem das suas bocas, podendo apoiar solidariarizar-se com esta iniciativa, partilhando a imagem da sua boca no "Mouth Proud Wall" #MouthProud, através do site www.worldoralhealthday.org

                       ( jornaldentistry.pt; dgs.pt; worldoralhealthday.org; fdiworlddental.org)

                                                                                                              Paula Mesquita e Luís Sampaio

Dia europeu da Terapia da fala

6 de março

As perturbações dos sons da fala podem decorrer de uma dificuldade motora/articulatória relacionada com uma alteração musculoesquelética ou com o conhecimento intuitivo e com a organização mental das diferentes unidades fonológicas, deficitários ou ainda em fase de desenvolvimento. As dificuldades de produção podem surgir devido a um fator isolado ou a uma combinação de fatores.

O Dia Europeu da Terapia da Fala foi criado em 2004 com o objetivo de chamar a atenção para a o trabalho do Terapeuta da fala na Europa, sensibilizando os cidadãos para as perturbações da comunicação, o seu efeito sobre a saúde humana, os direitos dos pacientes com perturbações da comunicação e a forma de os ajudar.


A fala é caraterizada pela atividade de utilizar a linguagem oral recorrendo a sons e palavras que sejam comuns a uma comunidade, para que todos possam ser compreendidos. Para que ocorra articulação dos sons, é necessário que exista um equilíbrio na coordenação dos movimentos neuromusculares orais, mais especificamente nos pulmões, traqueia, faringe, boca e nariz e da articulação com os lábios, língua e outros.

Quando se deve procurar a prestação de cuidados de saúde na área da terapia da fala?

Se é um miúdo, os seus responsáveis devem ter atenção a se a criança:

- tem mais de 2 anos e ainda não fala;

- troca sons(na fala) ou letras (na escrita);

- tem dificuldade em compreender os outros;

- fala muito alto e fica rouco com frequência;

- tem dificuldade em interagir com os outros;

- tem dificuldade em se fazer perceber;

- gagueja ou faz esforço para falar;

- tem problemas de audição e na fala.

Se é jovem, adulto ou idoso:

- Tem gaguez e disfluência;

- Tem dificuldades de articulação;

- Tem dificuldades capacidade e compreensão da linguagem falada e escrita;

- Quer melhorar/alterar as características do tom vocal;

- Precisa de técnicas de recuperação associadas a distúrbios da fala, audição e linguagem;

- Gostaria de melhorar a forma como comunica;

- Fica rouco ou tem dificuldades em projetar a voz:

- Teve um problema de saúde (por ex: um AVC) e não consegue falar corretamente ou compreender bem o que lhe dizem;

- Fez um cirurgia ou teve um acidente que lhe trouxe consequências ao nível da fala ou da deglutição.

- Quer fazer um rasteio e/ou prevenir problemas de comunicação/deglutição.

Se não forem abordados oportunamente, os problemas com a comunicação podem ter um efeito vitalício. À medida que as crianças crescem e têm dificuldades de comunicação, pode ser mais difícil para elas fazerem amigos ou serem bem-sucedidas na escola. Se os problemas persistirem até à idade adulta, podem existir muitos efeitos posteriores: sociais, académicos e profissionais.

A Terapia da fala atua na prevenção, avaliação, intervenção e estudo cientifico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não oral.

A terapia da fala pode ser indicada em indivíduos de todas as idades, com ou sem patologias associadas e tem como objetivo otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do individuo com o intuito de melhorar a sua qualidade de vida.

18 de fevereiro - Dia Internacional da Síndrome de Asperger 


Hans Asperger 

A Síndrome de Asperger é uma condição psicológica do espectro autista caracterizada por dificuldades significativas na interação social e comunicação não-verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos. Distingue-se do autismo clássico pois não implica atraso global cognitivo ou em termos de linguagem. 

Dada a importância da integração das pessoas com a Síndrome de Asperger na sociedade e face à necessidade de sensibilização da população para esta doença, assinala-se o Dia Internacional da Síndrome de Asperger a 18 de Fevereiro.

Foi escolhido este dia por ser a data de aniversário de Hans Asperger, o pediatra austríaco que deu o nome à Síndrome. 

As causas da Síndrome de Asperger ainda não são totalmente compreendidas. Existe alguma informação que leva a pensar que esta síndrome seja provocada por um conjunto de fatores neurobiológicos que afetam o desenvolvimento cerebral.

Não existe um tratamento específico ou cura. O objetivo é aliviar os sintomas. O tratamento ideal inclui terapias que abordam os três sintomas básicos: baixa capacidade de comunicação, rotinas obsessivas ou repetitivas e imperícia física.

Em Portugal, existem algumas identidades dedicadas a esta realidade, nomeadamente, a Associação Portuguesa da Síndrome de Asperger (APSA) e a CADIn. A APSA foi constituída a sete de Novembro de 2003. É uma associação cultural, científica e de beneficência sem fins lucrativos destinada a apoiar pais, professores, familiares e amigos de portadores de Síndrome de Asperger. Tem como objetivos ajudá-los a conhecer e a conviver melhor com os seus problemas e sensibilizar os profissionais de saúde para esta problemática.

Criado em 2003, o CADIn é uma Instituição Particular de Solidariedade Social considerada pioneira pois foi o primeiro Centro em Portugal dedicado ao tratamento e estudo das perturbações do neuro-desenvolvimento, com uma abordagem multidisciplinar. Tem como missão promover a integração de pessoas com perturbações do neuro-desenvolvimento na sociedade.

Sandra Venâncio

Pesquisa feita em:

https://www.ordemenfermeiros.pt/arquivo-de-p%C3%A1ginas-antigas/dia-internacional-da-s%C3%ADndrome-de-asperger/

Wikipédia

Somos o que comemos


Esta frase não é recente, pelo contrário, foi inventada por Hipócrates, pai da medicina, há mais de 2500 anos e, ainda, acrescentou "Que o alimento seja o vosso primeiro medicamento".

Cumprir a ingestão dos alimentos da roda alimentar e nas devidas proporções é muito importante para o nossa saúde...

Clica na figura, ao lado, e "Gira a Roda",...

canção infantil sobre a Alimentação, com letra de José Carlos Mota e música de Ricardo Rodrigues. Interpretação de Iara Rodrigues, no Festival da Canção Infantil da Madeira. 

Aprende a letra e aprendes a "comer"


Obesidade

Consequências da obesidade:

O aumento da incidência de obesidade é preocupante porque, frequentemente, este problema não se apresenta de forma isolada, mas como uma condição favorável para a ocorrência de morbidades associadas.

Na população adulta, a obesidade aumenta o risco de doença e morte, enquanto na população jovem, esse evento, vem se convertendo num problema que causará profundas repercussões na saúde pública.

A presença de obesidade na adolescência tem sido associada ao aparecimento precoce de hipertensão arterial, aumento da ocorrência de diabetes tipo 2, distúrbios na esfera emocional, problemas respiratórios, além de comprometer a postura e causar alterações no aparelho locomotor.

Além disso, estudos têm demonstrado que a probabilidade de crianças e adolescentes com elevado índice de massa corporal apresentarem excesso de peso em idade adulta aumenta, significativamente, à medida que ocorre o aumento da idade.


De uma forma simples, a obesidade é consequência de um balanço energético em que a quantidade de calorias ingerida é superior à quantidade de calorias despendida, por um longo período de tempo; a diferença é armazenada no organismo sob a forma de gordura.

Equação de balanço energético:

Energia armazenada em gordura = Energia ingerida - Energia despendida

Outra consequência, importante, relacionada à obesidade diz respeito ao custo financeiro elevado que esse distúrbio e seus efeitos representam para o sistema de saúde e para a sociedade. Estima-se que o custo do tratamento da obesidade corresponda, nos países industrializados, de 2% a 8% do gasto total com a saúde.  

Fatores promotores da obesidade:

Distúrbios emocionais
Alterações hormonais
Falta de atividade física
Alimentação rica em açúcar, gordura e carboidratos
Remédios que podem alterar o metabolismo
Alteração de práticas como, por exemplo, deixar de fumar
Predisposição genética
Alterações da dopamina, da Leptina e Grelina

"O Dia Internacional do Riso celebra-se (com alegria) a 18 de janeiro"

Este dia chama a atenção para a importância de rir. O riso é um comportamento humano que traz bem-estar às pessoas. Por isso, neste dia deve rir o mais que puder; quer na companhia dos amigos, trocando-se anedotas e episódios engraçados; quer sozinho, em casa a ver as suas comédias preferidas ou a ler um livro engraçado.

Vantagens de rir:

  • Redução do stress
  • Queima de calorias
  • Melhoria da qualidade de sono
  • Fortalecimento abdominal
  • Combate ao surgimento de rugas
  • Melhor circulação sanguínea
  • Melhor respiração
  • Melhoria da digestão
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Estímulo da criatividade
  • Criação de laços com outras pessoas

Mensagens para o Dia Internacional do Riso

  • Rir mais é viver mais e melhor.
  • Rir é o melhor remédio (e é de graça).
  • Uma risada por dia não sabe o bem que lhe fazia.
  • Ria como se não houvesse amanhã.
  • Rir é dos melhores prazeres da vida.
  • Rir aumenta a qualidade de vida.
  • Ria. Por si e pelos outros.

Prof. Patrícia Lopes

DIA INTERNACIONAL DO RISO - 18 de janeiro


Dizem que "Rir é o melhor remédio (e é de graça)" e já o sábio Salomão há milhares de anos atrás escreveu nos seus provérbios que "O coração bem disposto é remédio de grande eficácia, mas a alma deprimida consome até dos ossos do corpo todo o vigor." (Provérbios 17:22).

Está comprovado cientificamente que o riso traz grandes benefícios para a saúde física e mental. Para que o simples fato de rir seja possível, o corpo humano pode chegar a movimentar até 80 músculos. O riso mexe com o cérebro, garganta, coração, tórax, pernas, pés, além do rosto, claro. Segundo estudos na área, essa forma de expressar a felicidade traz efeitos terapêuticos. Não é por acaso que o riso ganhou um dia para ser celebrado: 18 de janeiro, Dia Internacional do Riso.

Entre os muitos benefícios de dar boas gargalhadas, destacam-se os seguintes:

Exercita o cérebro e aumenta as defesas do sistema imunitário

Rir é importante para a saúde mental, pois diminui os níveis de cortisol e adrenalina no organismo, hormonas do stress, e liberta duas substâncias a serotonina e a endorfina que são essenciais para se obter a sensação de bem-estar, prazer e alegria, diminuindo o risco de doenças psicossomáticas, como a depressão, a ansiedade e o stress. Isso faz, também, com que o corpo consiga produzir mais células de defesa, que ficam mais ativas, fortalecendo o sistema imunológico e protegendo o organismo de doenças.

Melhora a circulação sanguínea

Dar boas gargalhadas contribui para o bom funcionamento do sistema cardíaco, pois aumenta o fluxo sanguíneo, auxiliando no controle da pressão arterial e protegendo contra ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares. Isto porque, quando rimos, o ritmo cardíaco acelera, podendo os batimentos atingir até 120 pulsações por minuto. Quando a pulsação aumenta, o sangue circula mais intensamente no organismo, o que aumenta a oxigenação de todas as células, tecidos e órgãos.

Numa pesquisa na Universidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA), foram separados dois grupos de pessoas que tinham sofrido um ataque cardíaco e estavam sob cuidados médicos. O primeiro grupo assistia a vídeos de humor durante 20 minutos diariamente. Após um ano, esse grupo apresentou uma queda de 66% da proteína C-reativa, que é um marcador da inflamação e do risco de problemas cardiovasculares. A queda dessa substância no outro grupo foi de apenas 26%. Como conclusão, as pessoas que riram mais tiveram o risco de problemas cardíacos reduzido significativamente.

Melhora a digestão

Os músculos que são mais estimulados quando rimos são os abdominais. Esses movimentos fazem uma espécie de massagem em nosso sistema gastrointestinal, melhorando a digestão.

Colesterol e diabetes

Numa pesquisa realizada na Universidade Loma Linda, 20 pacientes diabéticos com altas taxas de colesterol ruim no sangue foram acompanhados. Todos usavam remédios para controlar esses problemas.

Metade desses pacientes continuou com o tratamento padrão, enquanto a outra metade, além de tomar a medicação, assistia a filmes de comédia diariamente, durante 30 minutos. Após um ano, o grupo que foi estimulado a rir elevou seus níveis de HDL, o bom colesterol, em até 26%. No grupo de controle o aumento foi de apenas 3%. Conclui-se que dar boas gargalhadas pode aumentar os níveis de colesterol bom no sangue.

Combate as rugas

Ao dar boas gargalhadas, movimentamos 24 músculos faciais. Os músculos da pele ficam mais firmes, prevenindo o surgimento de rugas, linhas finas e diminuindo a flacidez.

Além de trazer todos estes benefícios e outros para a nossa saúde, sorrir ainda é capaz de nos aproximar das pessoas conhecidas e aumentar a probabilidade de fazer novas amizades. Sorrir e rir é contagiante, faz bem a nós próprios e ao nosso próximo. Assim sendo, vamos sorrir mais, vamos criar oportunidades para rir, procurar pessoas e ambientes engraçados. Vamos procurar partilhar alegria diariamente.

Cristina Silva

Pesquisa feita em: https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/conheca-os-beneficios-do-riso-para-a-saude-fisica-e-mental/ https://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/13491-11-beneficios-que-o-riso-traz-para-a-sua-saude

Trabalho vencedor do concurso - "Logótipo do P.E.S."

Aluna que venceu o concurso: Laura Carvalho nº 13 do 7ºC

Voluntariado

O que é o Voluntariado?

O voluntariado, realizado através do trabalho voluntário, é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte-se a favor do serviço e do trabalho com objetivos de escolaridade, cívica, científicos, recreativos, culturais etc. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro. Visando sempre o bem estar social. É uma profissão de prestigio social, visto que o voluntário ajuda quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário. Wikipédia

As motivações para fazer voluntariado são variadas, podem ser sociais, ambientais, políticas, culturais ou religiosas. O certo é que ajudar o outro traz uma satisfação maior a quem ajuda. Se há algumas décadas predominavam as de índole religiosa, agora são mais derivadas de uma maior consciência cívica e de intervenção na sociedade. Está comprovado que ajudar os outros faz bem ao próprio. A ciência já provou que existe uma associação positiva entre o voluntariado e a boa saúde mental e o bem-estar emocional.

Ajudar na construção da autoconfiança e autoestima

Fazer o bem em prol do outro e da comunidade pode dar uma sensação de realização dificilmente replicada.

Conectar com o próximo de uma forma ímpar

Não se trata só de conhecer pessoas novas, mas antes pessoas com quem normalmente não teria uma ligação se não fosse por este objetivo.

Adquirir novas competências

Ao embarcar numa aventura destas estará, invariavelmente, a treinar novas habilidades que lhe poderão ser úteis tanto no campo pessoal como profissional.

É uma forma de se envolver em pleno na comunidade

Seja a comunidade onde vive ou outra que lhe seja mais remota, quer por razões socioeconómicas quer pela distância geográfica.

Porquê fazer voluntariado?

Encontrar um propósito

Um dos pressupostos do trabalho voluntário é não ser monetariamente recompensado, logo a escolha da atividade à qual vai dedicar o seu tempo deverá apelar diretamente ao seu coração e, eventualmente, dar um sentido e direção à vida.

Permitir pôr algumas dificuldades em perspetiva

Às vezes é positivo um certo distanciamento da nossa realidade, das nossas dificuldades e relativizar. Ao testar novas experiências, com pessoas que desconhece e até em culturas e lugares distintos poderá estar a criar uma visão mais positiva da sua própria vida e em consonância com os seus objetivos.

A rotina diária instalada nas nossas vidas precisa de heróis que façam a diferença e abanem o nosso mundo. Ser voluntário é isso mesmo, ser o mundo para alguém, um herói dos tempos modernos e inspirar outros...

CONCURSO LOGÓTIPO DO P.E.S.

Trabalhos selecionados para o concurso

Cada trabalho tem um número atribuído, basta clicar sobre a imagem.

"A Diabetes"



A diabetes atinge mais de um milhão de portugueses.

  • A informação e a educação são fundamentais no controlo da diabetes.
  • A diabetes diz respeito a toda a família.
  • A diabetes importa. Sempre que precise contacte o médico/enfermeiro assistente.

O QUE É A DIABETES?

Diabetes é uma doença crónica e aparece quando a quantidade de glicose (açúcar) no sangue é muito elevada.

Esta doença, do sistema endócrino, envolve o pâncreas e uma hormona chamada insulina.

Numa pessoa saudável o pâncreas produz insulina que "ajuda" a glicose a entrar nas células do corpo e aí ser usada como fonte de energia para todas as atividades diárias.

Diabetes é uma doença crónica e aparece quando a quantidade de glicose (açúcar) no sangue é muito elevada.

Esta doença, do sistema endócrino, envolve o pâncreas e uma hormona chamada insulina.

Numa pessoa saudável o pâncreas produz insulina que "ajuda" a glicose a entrar nas células do corpo e aí ser usada como fonte de energia para todas as atividades diárias.

A diabetes aparece quando:

o pâncreas não produz qualquer insulina;

ou não produz insulina suficiente, para ajudar a glicose a entrar nas células do corpo;

ou a insulina que é produzida não funciona adequadamente (conhecido como resistência à insulina).

QUE TIPO DE DIABETES EXISTE?

- Diabetes Tipo 1

Também conhecida como "Diabetes Insulino - Dependente" é mais rara e atinge na maioria das vezes crianças ou jovens, podendo também aparecer em adultos e até em idosos. As pessoas, com Diabetes tipo 1, necessitam de terapêutica com insulina para toda a vida porque o pâncreas deixa de a poder fabricar. Esta falta de insulina não está diretamente relacionada com hábitos de vida ou de alimentação errados, ao contrário do que acontece na diabetes Tipo 2.

- Diabetes Tipo 2

É o tipo mais comum de Diabetes e é causada por um desequilíbrio no metabolismo da insulina.

A Diabetes tipo 2 tem como principais fatores de risco a obesidade, o sedentarismo e a predisposição genética.

Este tipo de Diabetes pode ser prevenido controlando os fatores de risco modificáveis.

- Diabetes Gestacional
A Diabetes Gestacional é a que ocorre durante a gravidez. Esta forma de diabetes surge em grávidas que não tinham Diabetes antes da gravidez e, habitualmente, desaparece quando esta termina.

Contudo, quase metade destas grávidas com Diabetes virão a ser, mais tarde, pessoas com Diabetes do tipo 2 se não forem tomadas medidas de prevenção.

SINTOMAS

Os sintomas da Diabetes são causados pelas quantidades de açúcar no sangue: Hiperglicemia quando há um aumento dos níveis de açúcar, ou Hipoglicemia quando há uma diminuição dos níveis de açúcar.

Sintomas na criança e no jovem

Quase sempre na criança e nos jovens a diabetes é do tipo 1 e aparece de maneira súbita com sintomas muito nítidos:

  • ·Urinar muito (por vezes, pode voltar a urinar na cama) ·Ter muita sede ·Emagrecer rapidamente ·Grande fadiga com dores musculares ·Dores de cabeça, náuseas e vómitos

Perante estes sintomas, o diagnóstico de Diabetes é rápido, seguido do início do tratamento com insulina pois, se não o fizer, a pessoa com Diabetes entra em Coma Diabético e corre perigo de vida.


SINTOMAS DO ADULTO 

A grande maioria dos adultos com Diabetes após os 35 anos são do tipo 2. No adulto é habitual a Diabetes não dar sintomas no seu início e, por isso, pode passar despercebida durante anos. O sintomas só aparecem quando a glicemia está muito elevada e, habitualmente, de modo mais lento que na criança ou jovem. Contudo, o açúcar elevado vai provocando os seus estragos mesmo sem se dar por isso. E é essa a razão pela qual, às vezes, já podem existir complicações (nos olhos, por exemplo) quando se descobre a diabetes. Uma pessoa pode ter uma Diabetes, impropriamente chamada, "ligeira", a qual só é descoberta ao realizar uma análise de sangue ou ao apresentar alguns dos sintomas pouco marcados, já referidos, e que levam à suspeita do diagnóstico.

 VIDA SAUDÁVEL

Lembre-se que nunca é tarde para aprender mais sobre a Diabetes e começar a fazer escolhas mais saudáveis!

Se a Diabetes for tipo 2, existem pequenas alterações

que ajudam a prevenir, controlar a doença e a ter uma

maior qualidade de vida.

•PESO - Mantenha o seu peso ideal. Faça exercício! •ALIMENTAÇÃO - Faça uma alimentação mais saudável

e equilibrada: Evite as gorduras e fast food e opte

antes pelas carnes magras. Coma mais fruta, vegetais e fibras.

•NÃO FUME


Prof. Margarida Silva

NetgrafiaABC da Diabetes                                                                    Associação protetora dos diabéticos em Portugal
https://apdp.pt/diabetes/abc-da-diabetes/BibliografiaEnciclopédia Verbo Luso Brasileira de Cultura, Edição século XXI, Volume 9; Walker, Rosermany e Rodgers,Gil ,Diabetes tipo 2- Respostas às suas perguntas, editora Civilização;

"Dia do Não Fumador"

17 de novembro

A nível mundial, fumar é a primeira causa evitável de doença, incapacidade e morte prematura na maioria dos países desenvolvidos, contribuindo para 6 das 8 primeiras causas de morte a nível mundial, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em Portugal, o consumo de tabaco é responsável por 1 em cada 10 mortes verificadas na população adulta e por cerca de 1 em cada 4 mortes na população dos 45 aos 59 anos.

No nosso país celebra-se, no dia 17 de novembro o DIA NACIONAL DO NÃO FUMADOR.

A partir de uma recomendação da 5ª Conferência Mundial Tabaco ou Saúde, Portugal tornou-se, em 1984, o 1º país a implementar este dia e, posteriormente os outros países aderiram ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado a 31 de maio, promovido pela OMS.

A grande finalidade do DIA NACIONAL DO NÃO FUMADOR é a de celebrar a Saúde e felicitar os mais de 7 milhões de Portugueses que decidiram não fumar, preservando a sua Saúde e de toda a população.

Obviamente que o assinalar desta data representa também um convite de reflexão, preparação e quiçá de mudança a todos os fumadores.

Diversos dados estatísticos representam a influência nefasta do Tabagismo na Saúde e deverão fazer-nos refletir:

- Por cada cigarro fumado perde-se, em média, 8 minutos de vida, ou seja, um fumador arrisca perder entre 13 a 15 de vida;

- O consumo de tabaco e a exposição ao seu fumo é responsável, em Portugal, por mais de 12.000 mortes por ano;

- Fumar provoca uma série de reações fisiológicas que aceleram o envelhecimento e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, ateroesclerose, acidentes vasculares cerebrais, etc;

- O Tabagismo envelhece a pele, estraga os dentes, aumenta o risco de doença degenerativa macular (causa de cegueira) e, risco de disfunção eréctil;

- Fumar é a principal causa de diversos cancros da boca, garganta, laringe, pulmões, rins, bexiga, pâncreas, colo do útero; sendo responsável por mais de 30% de mortes por cancro;

- 90% dos cancros do pulmão devem-se ao Tabagismo;

- O fumo do tabaco é a principal causa de bronquite, enfisema e doença pulmonar crónica obstrutiva, uma das causas mais importantes de morte em Portugal;

A dependência pelas drogas aditivas como a nicotina do tabaco, estimulam a descarga de dopamina, uma substância química produzida pelo cérebro que aumenta a sensação de bem-estar e prazer. A habituação a níveis elevados de nicotina e consequentemente da libertação de dopamina, quando estas quantidades baixam criam ansiedade e mau estar fisiológico (síndroma de abstinência), obrigando a manter e depois a aumentar a quantidade da substância aditiva.

Atualmente, as campanhas de sensibilização e as leis e medidas restritivas ao tabagismo têm tido influência positiva na diminuição do consumo, no entanto, há ainda um grande caminho a percorrer.

Hábitos como fumar charutos ou outras formas alternativas de consumo como cigarros eletrónicos ou vaporizadores, têm ganho alguma popularidade, no entanto, estão longe de ser formas seguras pois contêm, entre outras, a substância que provoca a adição e que prejudica gravemente a saúde; a nicotina.

O tabagismo é um hábito muito aditivo e comple00xo, com elevada dependência, sendo difícil deixar de fumar, com a ocorrência de possíveis recaídas, pelo que poderá ser útil pedir ajuda médica, integrar um programa de atividade física regular e/ou encontrar estratégias comportamentais de ajuda neste processo.

Até porque vale a pena deixar de fumar, com benefícios claros na melhoria da saúde, como:

- Após 20 minutos, a pressão arterial, a frequência cardíaca e a temperatura das mãos e pés começam a normalizar;

- Após 8 horas, os níveis de monóxido de carbono normalizam;

- Após 24 horas, o risco de doença cardiovascular começa a diminuir;

- Ao fim de 3 semanas, a circulação melhora, o risco de enfarte do miocárdio diminui e a função pulmonar melhora 30%;

- Após 1 a 9 meses, diminui a falta de ar, a tosse, as alergias e as infeções respiratórias;

- Depois de 1 ano, o risco de ataque cardíaco baixa 50%;

- Após 5 anos sem fumar, o risco de ataque cardíaco ou de acidente vascular cerebral torna-se igual ao de uma pessoa que nunca fumou;

- Após 15 anos, o risco de cancro de pulmão é praticamente o mesmo ao de um não fumador.

Assim, não iniciar hábitos tabágicos ou deixar de fumar é seguramente a melhor coisa que podemos fazer pela nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida.   

(fpcardiologia.pt)

Prof. Luís Sampaio

"Dia Mundial da Alimentação"

Pirâmide alimentar extraída do Caderno de Atividades de Ciências Naturais 6º ano - 100% VIDA

De acordo com a wikipédia: Alimento (do latim alimentum) é toda substância utilizada pelos seres vivos como fonte de matéria e energia para poderem realizar as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução. Para o homem, a alimentação inclui, ainda, várias substâncias que não são necessárias para as funções biológicas mas que fazem parte da cultura, como compostos químicos psicotrópicos, temperos, corantes e conservantes usados nos alimentos. Mas que podem fazer bem ao homem.

A alimentação é muito importante para que todo o nosso organismo funcione de forma equilibrada. Numa alimentação saudável todos os macro e micronutrientes devem estar presentes. Uma alimentação saudável proporciona uma série de benefícios para as pessoas contribuindo para um bom sistema imunológico (tão necessário nos dias de hoje), na qualidade de sono, no trânsito intestinal, no humor, na capacidade de concentração e memória. Uma alimentação composta por todos nutrientes de forma equilibrada deve ser variada e sem exageros.

Uma alimentação saudável deve conter:

Macronutrientes, que são os Hidratos de carbono (pães, massas e batatas, entre outros), gorduras (como os óleos, as oleaginosas, abacate e outros) e proteínas (peixes, ovos, carnes vermelhas, carne de frango, soja entre outros).

Micronutrientes, que são as vitaminas e minerais, presentes nos mais diversos alimentos, e além disso, deve conter fibras, também presentes nas frutas, verduras e alimentos integrais, que constituem a parte não digerível do alimento vegetal e que resistem à digestão e à absorção intestinal, com fermentação completa ou parcial no intestino grosso sendo por isso essenciais para a alimentação saudável.

Uma alimentação saudável tem que ser variada e conter todos os grupos alimentares com uma determinada proporção.

Para além de se comer os alimentos certos é importante:

  • Não ficar muito tempo sem comer
  • Comer sem pressa
  • Sempre que possível escolher alimentos naturais
  • Beber muita água, cerca de 1,5 a 2L, entre as refeições
  • Mastigar bem
  • Não comer fazendo outras atividades (como por exemplo jogar no telemóvel)
  • Procurar sentir prazer em comer (come o que gostas dentro daqueles alimentos que te fazem bem)

Prof. Maria João Mexia


 "Falar sobre o Bullying"


É preciso reforçar que o bullying não é normal, não faz parte de "ser criança" ou "crescer", não torna as crianças "mais fortes".

O que é o Bullying?

O bullying corresponde a um comportamento intencionalmente agressivo, violento e humilhante, que envolve um desequilíbrio de poder: as crianças que fazem bullying usam o seu poder (a sua força física ou o acesso a alguma informação constrangedora, por exemplo) para controlar e prejudicar outras crianças. É um comportamento repetido ao longo do tempo, que acontece mais do que uma vez.

O bullying inclui comportamentos como ameaçar, espalhar boatos, atacar alguém fisicamente (bater, arranhar, cuspir, roubar ou partir objetos) ou verbalmente (chamar nomes, provocar, dizer às outras crianças para não serem amigas de uma delas, gozar) ou excluir alguém do grupo propositadamente.

O bullying pode acontecer durante ou depois das horas escolares, dentro da escola mas também fora (nos espaços circundantes, nos meios de transporte) e na internet (por exemplo, no Facebook ou noutras redes sociais). Quer os rapazes quer as raparigas podem fazer bullying. As vítimas de bullying também podem ser raparigas ou rapazes.

As crianças vítimas de bullying podem sentir-se constantemente com medo, ansiosas, com dores físicas e dificuldade em concentrarem-se na escola. Em muitos casos as crianças vítimas de bullying comprometem- se a permanecer em silêncio sobre as agressões como forma de evitar novas retaliações. Não se sentem capazes de lidar com a situação, achando-se impotentes para resolver o problema.

As crianças vítimas de bullying podem mostrar-se abatidas, com falta de paciência, mais alheadas da família, mais introspetivas, zangadas ou muito irritáveis. Podem também não querer ir à escola, apresentar alterações de humor, dificuldade de concentração, piores resultados na escola e queixas físicas permanentes (dor de cabeça, de estômago, cansaço). No entanto, é preciso notar que estes sinais nem sempre significam uma situação de bullying, podendo ser comuns a outros problemas ou até ao período da adolescência.

Outros sinais a que deve estar atento: a criança aparece com a roupa em desalinho ou com os materiais escolares estragados; tem nódoas negras ou feridas sem uma explicação coerente para elas; escolhe um percurso pouco lógica para ir e voltar da escola; tem pesadelos ou chora durante o sono; pede mais dinheiro ou rouba dinheiro de familiares; parece socialmente isolado, com poucos ou nenhum amigo; evita determinadas situações (por exemplo, apanhar o autocarro para a escola).

Porque é que as crianças que são vítimas de bullying não contam aos pais ou a outras figuras de autoridade o que lhes está a acontecer? Porque têm medo de serem mais agredidos se contarem, por vergonha, por medo de que não acreditem neles, por medo que os culpem ou lhes exijam que reajam com a mesma atitude.

Como Podem os Pais Saber se o Filho é um Bullie?

Uma criança ou adolescente que faz bullying pode apresentar alguns destes sinais:

  • Tem uma grande necessidade de dominar ou subjugar os outros;
  • Consegue o que quer com ameaças;
  • Intimida os irmãos ou as crianças da vizinhança com quem brinca;
  • Gaba-se da sua superioridade (real ou imaginária) sobre as restantes crianças;
  • Zanga-se facilmente, é impulsiva e tem pouca tolerância à frustração;
  • Tem dificuldade em obedecer a regras e em lidar com adversidades;
  • Faz batota, mente;
  • Tem um comportamento de oposição, de desafio à autoridade dos adultos (incluindo Pais e Professores).

COMO AJUDAR:

As crianças que sabem o que é o bullying conseguem identificá-lo e podem falar sobre isso se acontecer com elas ou com outros. Os pais podem encorajar os filhos a denunciar situações de bullying a um adulto de confiança (Pais, Professores, Psicólogos, por exemplo). Mesmo quando não conseguem resolver o problema diretamente, os Pais podem dar conforto, apoio e conselhos sobre como lidar com um bullie (por exemplo, dizer "Pára" de forma direta e confiante ou ir simplesmente embora, permanecer junto de adultos ou de outros grupos de crianças).

Muitas vezes bastam 15 minutos diários de conversa para reassegurar às crianças que podem falar com os pais se tiverem um problema. Estas conversas podem surgir a partir de perguntas como "Diz-me uma coisa boa/má que te tenha acontecido hoje", "Como é a hora do almoço na escola? Sentas-te com quem? E falam sobre o quê?", "Em que é que és bom na escola? Qual é a característica de que gostas mais em ti?".

Deve encorajar os seus filhos a fazerem atividades de que gostem e a desenvolver interesses que aumentem a sua confiança e lhes permitam fazer vários amigos. Estas atividades dão oportunidade às crianças de fazer algo que gostam e conhecer pessoas com os mesmo interesses, podendo ajudar a protege-los de comportamentos de bullying.

Baseado no artigo presente no seguinte endereço: https://escolasaudavelmente.pt/pais/comunicar-com-os-filhos/falar-sobre-o-bullying

Prof. Sandra Venâncio

"CONCURSO LOGÓTIPO DO P.E.S. 2020-2021"

REGULAMENTO

REGULAMENTO DO CONCURSO:

"Criação de um logótipo para o PES" (Projeto de Educação para a Saúde)

ENQUADRAMENTO:

O Concurso "Criação de um logótipo para o PES" decorre durante o primeiro período, estando aberto à participação dos alunos do 2º e 3º ciclos.

CAPÍTULO I

OBJETIVOS E TEMA

1.1 O concurso pretende:

a) Motivar os participantes para a utilização do blog do PES;

b) O tema do desafio/logótipo será sempre relacionado com o projeto de educação para a saúde .

c) O logótipo criado será utilizado publicamente para identificação do PES.

CAPÍTULO II

CONCORRENTES

2.1 O concurso é aberto aos alunos do 2º e 3º ciclos.

2.2 Os concorrentes devem concorrer individualmente.

2.3 Cada participante só poderá entregar uma proposta.

CAPÍTULO III

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE ACESSO E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

3.1 Os participantes deverão entregar as suas propostas ao docente da disciplina de educação visual. No trabalho devem indicar o seu nome completo e turma

3.2 Será eleito um dos trabalhos concorrentes, escolhido por um júri selecionado.

CAPÍTULO IV

JÚRI

4.1.O Júri, deste desafio, irá presidir à escolha do trabalho vencedor e serão nomeados pelo coordenador do P.E.S..

CAPÍTULO V

DIVULGAÇAO DOS RESULTADOS DO CONCURSO E ENTREGA DOS PRÉMIOS

5.1. O prémio (a definir) será entregue no final do ano letivo.

CAPÍTULO VI

DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1 A participação neste concurso é gratuita e implica a aceitação integral do presente Regulamento.

6.2 Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Coordenação do PES.

6.3 Eventuais esclarecimentos devem ser solicitados diretamente às docentes de Educação Visual.

6.4 O(A) aluno(a) vencedor do concurso cede os direitos de autor à escola a fim de ser possível utilizar publicamente o logótipo criado.

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